Perfil Comportamental: conheça quais são os principais tipos

Você sabia que o método DISC está se tornado uma ferramenta essencial quando falamos sobre Gente & Gestão? Pois é um dos assessment mais completos quando se trata de Análise de Perfil Comportamental, otimizando os processos do seu RH e o tornando muito mais assertivo.

Antes de começar, precisamos entender de onde surgiu essa metodologia, na década de XX um pesquisador chamado William Marston escreveu um livro chamado: As emoções das pessoas normais e seu foco foi examinar o comportamento das pessoas em determinados ambientes e situações e o que ele percebeu é que quatro desses comportamentos sempre se repetiam e foi determinado como comportamentos básicos que todos possuem, mas que sempre um desses quatro perfis são mais predominantes e vai de acordo com o ambiente que a pessoa está inserida.

Trabalhar com gestão de pessoas requer diversas habilidades e demandas, uma delas é trabalhar a atração e a retenção de bons profissionais para ter em sua equipe diversos talentos. Para conseguir manter um time qualificado e, também, atrair novos talentos é preciso identificar cada indivíduo para criar relações interpessoais.

Cada pessoa é diferente e possui competências e habilidades diferenciadas que são construídas através de experiências e vivências. Isso ocorre também com as formações técnicas e acadêmicas.

Para uma empresa é importante equilibrar os diferentes tipos de postura para assegurar o alcance de bons resultados. Por isso, identificar os perfis comportamentais de cada profissional irá auxiliar profissionais atuais, extraindo o melhor dos seus potenciais, além de identificar os perfis já existentes para realizar um processo de contratação mais direcionado.

O que é o Perfil Comportamental?

Perfil comportamental é o conjunto de características, comportamentos e posturas que moldam a personalidade de determinada pessoa. Na gestão de pessoas, o perfil comportamental é utilizado como uma ferramenta que irá indicar como decodificar as posturas adotadas por alguém diante de algumas situações, ou seja, irá compreender e identificar qual será a possível reação do colaborador em determinadas circunstâncias.

Para exemplificar o entendimento acima, podemos identificar algumas pessoas que trabalham melhor sob pressão enquanto outras preferem realizar as demandas com mais calma e cautela.

A personalidade de um indivíduo interfere significativamente na sua postura. Entretanto, suas experiências profissionais e os conhecimentos obtidos ao longo de sua carreira também têm um impacto relevante. Portanto, o perfil sofre uma mistura de hard skills (competências técnicas) com soft skills (competências comportamentais).

São essas condições que determinam qual é a melhor área, cargo ou função para um profissional. Por exemplo, pessoas com perfil mais analítico tendem a se adaptar melhor em projetos voltados à pesquisa. Caso o profissional esteja alocado em um setor/atividade que não há identificação, terá como consequência a desmotivação e ausência de engajamento com a empresa.

Quais são os principais tipos de perfil comportamental?

Dominância (Executor)

É uma pessoa ativa, otimista, dinâmica. Muito competitiva e, por isso, busca ter sucesso em seus feitos. Toma decisões rápidas, costuma assumir o poder e não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios.

O executor é corajoso, possui autoconfiança e sempre entrega suas demandas. É objetivo, determinado e focado em resultados.

Pontos fortes: Otimista, determinado e movido por resultado;

Pontos fracos: Egoísta, dificuldade de analisar situações antes de agir e desinteresse em pessoas Influente.

Influente (Comunicador)

A pessoa comunicativa é aquela que possui carisma, gosta de manter relações interpessoais e tem poder de persuasão. Elas tendem a ser otimistas e positivas. Esse tipo de perfil tem facilidade na comunicação, gostam de atividades que envolvam movimentação e autonomia.

No contexto de trabalho, os comunicadores cultivam bons relacionamentos, sendo influenciadores de opiniões e ideias, além de contagiar o ambiente. São abertos e receptivos ao trabalho, têm um bom desempenho em equipe e costumam unir as pessoas ao seu redor, muitas vezes apaziguando conflitos.

O planejamento, análise e cronogramas são alguns pontos que os comunicativos podem melhorar e explorar, por não serem tão fortes em pessoas com essa característica.

Pontos fortes: Ótimo nas relações interpessoais, gosta de desafios e é capaz de criar entusiasmo nas pessoas;

Pontos fracos: Pode parecer falso, sempre em busca de aprovação e nem sempre consegue focar em seus objetivos.

Estabilidade (Planejador)

O planejador é o profissional que, assim como o analista, também é conservador e estável. Esse colaborador gosta e precisa ter tudo planejado com antecedência, tende a trabalhar bem em equipe e costuma ter um bom senso de justiça.

Os planejadores são pessoas calmas, prudentes e autogerenciáveis. São grandes observadores e isso lhe permite uma percepção diferenciada das situações e, por isso, tende a ter um comportamento empático com as pessoas à sua volta. Ele normalmente é persistente e gosta de concluir tudo o que começa.

Pontos fortes: Tem muito senso de justiça, bom ouvinte, detalhista e com grande influência conciliatória;

Pontos fracos: Por ser reservado, pode parecer indiferente aos outros, preocupa-se excessivamente e em alguns momentos pode se tornar teimoso.

Conformidade (Analista)

É organizado, disciplinado e curioso. O perfil analista procura ter um conhecimento profundo sobre aquilo que se propõe a fazer.

Atento aos detalhes, a pessoa analista gosta de mapear, analisar e aperfeiçoar fluxos de trabalho, cumprindo cada passo com segurança.

Pontos fortes: Tem autodisciplina, uma ótima capacidade analítica e tendência ao perfeccionismo;

Pontos fracos: Indeciso, muito teórico, e pouco prático e acaba sempre criticando os defeitos dos outros.

Diante dessas principais características é possível perceber as diferenças dessas personalidades e o quanto elas sem completam dentro das organizações. Sendo uma ferramenta estratégica e de grande importância no processo de gerenciamento de equipes, dando muito mais assertividade no recrutamento e seleção, permitindo colocar a pessoa certa na posição correta, diminuindo a taxa de turnover e colocando sua empresa a frente dos seus principais concorrentes, obtendo sucesso no engajamento da equipe.

Ficou curioso para saber qual é o seu perfil?

https://www.mrcoach.com.br/teste-perfil-comportamental-disc.php