Pesquisa de Clima Organizacional – Entenda a sua importância para o RH

Os colaboradores de uma empresa passam muitas horas do seu dia dentro do ambiente de trabalho. Muitas vezes eles sentem que não têm voz ativa para expor seus desafios ou até mesmo sua falta de motivação para seus líderes e para o setor de RH. Isso poderá impactar no seu desempenho, gerando futuras frustrações.

Uma das maneiras de identificar o contexto que os funcionários estão vivendo na empresa e melhorar o ambiente de trabalho é através da pesquisa de clima organizacional. Quer saber como funciona a pesquisa e seus diversos benefícios? Continue acompanhando a nossa matéria.

O que é a pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta utilizada na compreensão do ambiente de trabalho e como ele afeta diretamente os colaboradores. É através da pesquisa que o setor focado em Gente e Gestão irá conseguir identificar o cenário em que os funcionários estão inseridos e, a partir de seus resultados, possibilitar melhorias com foco na motivação, produtividade e resultado financeiro.

Talvez muitos já saibam como a pesquisa de clima funciona na teoria e entendem que é uma ferramenta utilizada para detectar como o colaborador se sente no local de trabalho. Contudo, muitas pessoas não sabem qual é a sua real importância para o RH e para a diretoria da empresa.

Além de ter conhecimento sobre a percepção dos colaboradores sobre o clima interno, a pesquisa de clima gera análise de dados que impactam diretamente nos resultados financeiros da empresa. Como exemplo temos o modo que a liderança age com a sua equipe e até mesmo se os colaboradores estão aderindo e compreendendo os objetivos da empresa e um dos mais importantes que é a motivação da equipe.

Os funcionários são convidados a participar e refletir sobre o seu dia a dia no trabalho, as práticas corporativas, os aspectos positivos da gestão de pessoas e, claro, os pontos negativos também. 

Como elaborar a pesquisa de clima?

O que parece ser uma simples tarefa, na verdade é uma demanda que exige muito planejamento. Não são perguntas aleatórias que irão trazer o resultado esperado para uma melhor análise. É preciso elaborar questões estratégicas que realmente gerem benefícios para a empresa e seus funcionários, isso porque a pesquisa racionaliza as escolhas empresariais e aponta algumas direções para os próximos passos. Por isso é importante que essa ferramenta seja utilizada para o planejamento estratégico da empresa. Veja a seguir como montar uma pesquisa de clima assertiva!

Faça uma análise do contexto atual da empresa

Ter uma prévia da situação do ambiente é essencial para que esse assunto seja abordado de forma mais intensiva na pesquisa de clima.

Além disso, é através dessa análise que você saberá quais são os assuntos mais importantes para retratar na pesquisa.

Tenha objetivos definidos

Depois de analisar o ambiente, ficará mais fácil definir essa etapa, no entanto, é preciso definir um caminho a ser seguido, para que a pesquisa não fique desconexa. Tudo isso resultará em um direcionamento maior, que facilitará a execução da pesquisa.

Defina a estrutura

Definir a estrutura de uma pesquisa é o ponto chave que irá direcioná-la para o melhor resultado. Uma pesquisa pode ser qualitativa, quantitativa ou mista. A forma de pergunta e resposta também pode ser variada: verdadeiro ou falso, múltipla escolha, entre outros modelos. Tudo isso depende muito das necessidades da empresa e do que ela busca com o questionário. Por essa razão, os objetivos devem estar muito bem definidos nesta etapa do desenvolvimento

Comunique os colaboradores

É importante elaborar uma estratégia de comunicação para que os colaboradores se sintam confortáveis para responder o questionário. Os funcionários são parte fundamental do processo, por isso é importante ser transparente sobre o objetivo da pesquisa.

Após seguir esses passos é só implementar a pesquisa e analisar os resultados. É muito importante que o setor de Recursos Humanos em conjunto com a diretoria da empresa avalie os pontos de melhoria que pedem ser feitos para que a próxima pesquisa apresente resultados melhores.