Por que a influência do profissional de Recursos Humanos é tão importante

Os profissionais de recursos humanos estão cada vez mais em evidência quando falamos na questão de influência no contexto organizacional. A responsabilidade não está apenas nas demandas e insights estratégicos, mas em como eles encaram os desafios de relacionamento e como se relacionam com os colaboradores.

Apesar de todas as mudanças que o setor vem passando nos últimos anos para se tornar estratégico, focado nos objetivos do negócio e priorizando a composição de ações que desenvolvem os funcionários, os profissionais de RH deixaram de lado o contato com os colaboradores, a escuta ativa e acolhimento nos momentos de dúvidas.

Muitas vezes o colaborador precisa de uma ajuda mais personalizada para solucionar problemas burocráticos de convênio, por exemplo. No entanto, em alguns casos, ele precisa apenas de alguém que possa escutá-lo.

Temos alguns dados que podem explicar por que isso ocorre: em 61% das grandes empresas no Brasil, a área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal são compostas pela mesma equipe. E quando falamos em empresas pequenas esse número aumenta para 68%.

De acordo com uma pesquisa Strategic human resource management: Building human capital and organizational capacity da Cornell University, a maioria dos departamentos de recursos humanos das empresas passa a maior parte do seu tempo realizando atividades de nível administrativo mais básico.

A escuta e o acolhimento são demandas que exigem tempo do RH. Se os profissionais estão com atividades burocráticas para realizar, não sobra tempo para elaborar estratégia e nem para escutar os colaboradores.

Muitas vezes, devido a dias ocupados, pode ser difícil ajudar eficientemente os colaboradores. Isso pode gerar uma má impressão na organização. Os colaboradores devem se sentir à vontade para falar com os profissionais de RH, pois são eles que esclarecerão dúvidas importantes e apoiarão as pessoas diariamente.

Por que o RH precisa ser uma influência?

De acordo com estudos da BCG, as organizações com os melhores resultados financeiros estão com as demandas de Recursos Humanos em dia. Por outro lado, aquelas com pior receita apresentavam uma necessidade de melhoria não só nos tópicos, mas também em 27 subtemas de gestão de pessoas.

Outra pesquisa ainda revelou que as empresas categorizadas como bons lugares para trabalhar têm uma rentabilidade 37% superior em relação às que ficaram de fora da lista, em 2014.

A atuação eficiente do RH permite que a companhia treine e capacite seus colaboradores, de modo que eles possam transmitir a visão, missão e valores da empresa e preserve a qualidade do ambiente de trabalho. Isso mantém todos os integrantes constantemente engajados, motivados e alinhados à cultura organizacional.

Além disso, com a grande dificuldade que muitas empresas possuem de construir uma cultura sólida, ter um RH que está ao lado do colaborador, apoiando no necessário, é o diferencial tanto para a cultura organizacional quanto para outras abordagens.

Criando vínculos

Ter um bom relacionamento e uma boa comunicação com todas as áreas aumenta as chances de que a organização atinja bons resultados em relação à qualidade da convivência no ambiente de trabalho e na produtividade também.

Esse vínculo entre RH será um elo para a comunicação ser mais assertiva, com menos ruídos.