Por que fazer um bom planejamento anual de RH para 2023

Para todo novo ciclo que começa é importante que haja um planejamento das ações e de onde queremos chegar. Não seria diferente no setor de RH. É importante criar um plano anual para orientar sua equipe de pessoas e os departamentos da sua empresa.

Ao pensarmos no planejamento anual do RH, nós devemos ter em mente que todas as ações de gestão de pessoas precisam estar alinhadas com os objetivos e necessidades da empresa no que diz respeito ao capital humano do negócio.

Em 2023 isso se torna ainda mais significativo, com as novas tendências tanto tecnológicas quanto voltadas para a experiência do colaborador. É importante que o RH planeje todas as ações e entenda o novo cenário do mercado para aplicá-las de maneira mais assertiva.

Mais importante do que os detalhes do plano em si, é garantir que a missão e a visão da empresa estejam refletidas em seu plano anual. Sem objetivos claros e sem um caminho para alcançá-los, você pode ficar aquém das metas da empresa.

Isso inclui respeitar as políticas e diretrizes da empresa, compreender os interesses dos colaboradores e desenvolver uma série de ações motivacionais e de capacitação com o objetivo de reter talentos e manter os profissionais produtivos.

Um plano anual de RH altamente focado e comunicado para todos os níveis da empresa garante que os objetivos sejam alcançados.

Nessa matéria, vamos abordar os detalhes de um bom planejamento anual de RH e vamos dar dicas para o departamento não perder nenhuma oportunidade.

O que é o planejamento de RH?

O objetivo de um plano de Recursos Humanos é analisar e avaliar todos os elementos relacionados à política, planos de ação, comunicação, eventos, entre outras ações que fazem parte dos subgrupos do RH.

Tudo é abrangido nesse processo, desde a dinâmica da equipe, estrutura organizacional e condições de trabalho até o processo de contratação e integração de novos colaboradores.

Como há muitos aspectos que englobam esse planejamento, é importante entender o ambiente da empresa em que você trabalha. Depois dessa análise, você poderá avançar para um plano de ação de RH bem-sucedido. Vamos aprofundar mais neste quesito.

Prepare seu plano de negócios anual para 2023 e alcance todos os seus objetivos:

Mapeie o estado atual da organização

No início de cada ano, as empresas estabelecem um plano estratégico, fortemente dependente do setor de Recursos Humanos, no qual são definidos os principais objetivos anuais. Para que o planejamento do RH seja eficaz, é importante considerar as políticas gerais da empresa. Dessa forma, as metas e os planos da empresa estarão alinhados com os do RH.

Para mapear melhor a sua condição atual, você deve primeiro saber as respostas para as seguintes perguntas:

O que podemos melhorar com o planejamento anual de RH do ano passado?

Se o setor já teve um planejamento no ano passado, você deve analisar quais foram os resultados e objetivos alcançados.

Para obter sucesso é necessário ter passado por muitas falhas e tentativas. Identificar gaps passados e usá-los como combustível para impulsionar o planejamento é o que leva as organizações ao sucesso.

Quais são os principais desafios da empresa?

Entender quais são os principais desafios que a empresa precisa superar dará mais clareza na hora de traçar o seu planejamento anual. Empresas que sofrem com um turnover alto, por exemplo, devem adicionar em seu plano ações voltadas para a melhoria da retenção de talentos.

Além disso, saber quais mudanças, eventos e atividades ocorrerão nos próximos meses e como eles provavelmente influenciarão sua equipe permite que você gerencie melhor o que está por vir.

Defina suas metas e objetivos para o ano

É importante que essas metas sejam mensuráveis e tenham prazos determinados para seu cumprimento, a fim de gerarem resultados positivos. Esses objetivos de longo prazo ajudam a medir o alcance e o sucesso do plano de ação, de modo geral, eles podem ser divididos em duas categorias:

  • Objetivos explícitos: Foco na experiência e jornada do colaborador, ou seja, desde a atração e retenção de talentos, motivação e melhoria do engajamento dos colaboradores.
  • Objetivos implícitos: Foco na filosofia e cultura da empresa. Esses objetivos se concentram no ambiente de trabalho e na qualidade de vida dos colaboradores, mantendo todas as normas trabalhistas.

Defina as responsabilidades da equipe

Com as metas definidas, é hora de iniciar o plano de RH e definir as responsabilidades da equipe. Lembre-se de que é preciso realizar uma análise minuciosa do que cada departamento fará para contribuir para o alcance das metas de RH de 2023 antes de seguir em frente.

Os organogramas de Recursos Humanos são uma ótima maneira de identificar visualmente quem é responsável pelo quê e quem se reporta a quem na empresa. Usar esse tipo de gráfico é incrivelmente útil para o planejamento de sua equipe.

Além dos organogramas, outros gráficos podem auxiliar nesse processo:

  • Hierarquia estrutural organizacional: Diretores, gerentes, perfis intermediários, funcionários etc.
  • Departamentos: Marketing, vendas, produto, recursos humanos etc.
  • Vagas em aberto: Caso existam lacunas na estrutura da empresa, o organograma irá esclarecê-las.

Determine as métricas de avaliação

Determinar os KPIs (Key Performance Indicator, ou Indicadores-chave de Performance) torna a avaliação do planejamento mais eficiente. Os indicadores devem ser definidos de acordo com os objetivos e metas e relatar se as ações estão surtindo o efeito desejado. Abaixo selecionamos os principais KPIs utilizados nas grandes empresas:

  • Liderança (indicadores que demonstram se os colaboradores estão sendo direcionados positivamente);
  • Absenteísmo (aponta as ausências e afastamentos por motivo de saúde);
  • Competências (habilidades esperadas para cada função);
  • Recrutamento e seleção (% da eficiência dos processos seletivos);
  • Turnover (rotatividade na organização);
  • Treinamento (agenda de capacitação profissional).

Não deixe a tecnologia de lado!

Investir em ferramentas de gestão de RH facilita o processo do planejamento anual. Com essa tecnologia, é mais eficaz na garantia segurança dos dados, evitando erro e retrabalho que podem prejudicar o andamento das ações propostas.

Além disso, com a adoção de um software é possível integrar os gestores de cada departamento, compartilhar informações, organizar roteiros de ação, ter uma comunicação linear e ganhar agilidade nas tomadas de decisão.

Como resultado, alcançar seus objetivos anuais é fácil quando você toma as medidas adequadas para analisar o ambiente da empresa e com o que está trabalhando.