Por que investir em um bom processo de integração – entenda a importância do onboarding na jornada do colaborador
Dar início a jornada do colaborador na empresa não é tão simples. A integração é um processo que exige não apenas um bom planejamento, mas também um bom profissional para realizar o onboarding, pois é ele que marca o começo da vida de um funcionário na organização.
Além de ser um ponto inicial, a integração tem como obrigação apresentar o novo colaborador para a empresa e principalmente acolhê-lo. Portanto, esse processo precisa visar a hospitalidade, e o profissional de RH responsável por realizar esse procedimento deverá, além de um entendimento geral da empresa, ter empatia com o novato.
Desse modo, o RH deve considerar cuidadosamente a integração de seus novos colaboradores, com planejamento, execução e análise cautelosos para garantir que seja feito corretamente. Por isso, trouxemos algumas dicas para que o programa de integração da sua empresa seja uma boa experiência de início de jornada para os colaboradores. Confira!
Integração não é apenas sobre falar, mas também ouvir
Trazer informações para a integração é importante para que o novo colaborador comece a entender como são realizados os procedimentos na empresa, como sua cultura funciona, quais são as principais políticas, entre outras diversas explicações. A pessoa que conduz a integração deve, no entanto, escutar o novo integrante da equipe também. A conversa precisa ser bilateral, pois além de tirar possíveis dúvidas, o colaborador se sentirá acolhido, o que é um dos pontos principais que citamos.
Precisa auxiliar na formação de relacionamentos
Muitas vezes, a forma como o novo colaborador é apresentado ao seu grupo é essencial para um bom desenvolvimento de trabalho em equipe. Então, faça uma lista de recursos com antecedência e apresente a nova contratação aos membros da equipe com quem ela colaborará.
Construção de conexões para resultados ideais
A afiliação com outros colegas de equipe e gestores é fundamental para um bom resultado de integração. É importante garantir uma conexão envolvente com sua equipe recém-contratada. Um relacionamento amigável ajuda os trabalhadores a concluir as tarefas com entusiasmo.
Você pode seguir várias etapas para melhorar seu vínculo com a nova equipe: agendar reuniões, almoços, seminários para se conectar com eles
Deve envolver a liderança
Incentive os gerentes da contratação a se apropriarem da experiência do candidato e se concentrarem em deixar o funcionário mais novo entusiasmado. A primeira pessoa com quem o novo colaborador deve ter conexão é a sua gestão. Invista em reuniões com foco em troca de experiências entre gestor e novo integrante.
Projeto de mentoria
Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu novo membro da equipe é combiná-lo com um mentor. Essa pessoa será sua referência se precisar de ajuda, tiver alguma dúvida ou simplesmente quiser um rosto amigável para conversar. Peça aos seus funcionários mais experientes para serem voluntários como mentores e combine as pessoas com base em personalidades, interesses e níveis de energia. Incentive seu mentor a conversar com o pupilo e ofereça suporte prático para ajudá-lo a se sentir bem-vindo.
Por que ter um processo de integração de funcionários bem planejado?
Quando um processo de integração não é bem elaborado, a pessoa recém-contratada demora um tempo para ter um bom desempenho e desenvolver um bom nível. Isso pode ser ruim para o novo colaborador, que acaba convivendo com a sensação de que não está dando o seu melhor, resultando em desmotivação.
Uma integração não efetiva tem um impacto emocional que pode resultar em desapontamento, aborrecimento e descompromisso – emoções com o potencial de ter efeitos financeiros e organizacionais negativos, como diminuição do desempenho e aumento da rotatividade.
Não acelere o seu processo de integração. Em um estudo do Wynhurst Group, os novos funcionários tinham 58% mais chances de estar em uma organização três anos após a conclusão de um programa estruturado de integração.
Além disso, muitos estudos sugerem que os funcionários expostos a um processo de integração altamente eficaz superam aqueles que recebem integração ruim ou mesmo adequada. Isso ocorre porque uma melhor integração resulta em menor rotatividade, número de funcionários engajados mais alto, e maior satisfação no trabalho, ainda mais do que simplesmente treinar novos funcionários para atingir um nível básico de desempenho.