Por que o RH deve considerar o metaverso?

Uma nova tendência está chegando, trazendo a realidade virtual mais próxima do que poderíamos imaginar. O metaverso é a palavra do momento e a sua promessa de novo futuro já está na consciência popular e poderá chegar em lugares inimagináveis.

As empresas que estão por dentro de todas as tendências com certeza não deixarão o conceito de realidade aumentada passar despercebido. Por isso, nesse artigo, vamos explorar um pouco mais sobre como as empresas, em específico o setor de Recursos Humanos, podem considerar o metaverso como uma estratégia na administração pessoal. Acompanhe!

O que é o metaverso?

Com a mudança do nome da empresa Facebook para Meta no final de 2021, o termo metaverso foi resgatado por Mark Zuckerberg. O que já era muito comum na ficção científica da década de 90, hoje está começando a ser moldado para se tornar concreto.

O metaverso é a junção de realidade aumentada e realidade virtual, ou seja, um cenário virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.

Para termos uma noção melhor do que, de fato, é o metaverso, vamos trazer alguns exemplos primários desse conceito: jogos como Second Life, Habbo ou Minecraft, que permitem criar seu próprio personagem e dar vida a ele e que mistura a realidade com o virtual, são alguns exemplos de princípios desse conceito.

O metaverso é muito mais que um jogo! É um mundo virtual ou alternativo onde os indivíduos são substituídos por avatares e representações digitais, permitindo que as pessoas se reúnam no mesmo espaço, independentemente de sua localização geográfica.

Qual é o papel do RH com essa nova tecnologia?

Para as equipes de RH que já estão seguindo as tendências do futuro, já começou um debate sobre como o metaverso poderá aprimorar áreas como Recrutamento e Seleção e Treinamento e Desenvolvimento.

Um dos primeiros passos que o setor deve tomar é compreender e mapear o metaverso, entender como ele poderá ajudar e até onde ele poderá chegar. Embora não seja algo que acontecerá no próximo ano, o RH deverá começar a se preparar a dar o primeiro passo para esse novo universo.

Apesar dos altos custos em equipamentos parecerem uma barreira, investir em tecnologia de ponta, inteligência artificial e experiências de realidade aumentada é garantir a entrada da empresa nessa nova era. 

Considerar o uso do metaverso ajudará a conquistar a nova geração e principalmente talentos focados e interessados em novas experiências. Além disso, o setor poderá aplicar essa tecnologia em processo como recrutamento e engajar a geração contemporânea de funcionários. Imagina conhecer a empresa remotamente em um processo seletivo apenas com a realidade aumentada? Sem contar que a tecnologia ainda poderá ser utilizada para treinamentos e simulações e os funcionários poderão interagir com modelos 3D.

O Metaverso não é apenas para jogos; em vez disso, está se tornando uma plataforma imersiva para colaboração, educação, treinamento, comunicação e tecnologia de RH: uma maneira realmente nova de trabalhar. Isso capacitará as pessoas e mudará a maneira como observamos o trabalho, aprimorando nossa capacidade de colaborar e aprender juntos.