Portal FGTS Digital foi divulgado nesta última semana
O Ministério do Trabalho a da Previdência divulgou nesta última quarta-feira, 4 de maio, o portal do FGTS Digital. O objetivo do projeto é facilitar os processos e o cumprimento da obrigação de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Este será um conjunto de sistemas que visam aprimorar o recolhimento de recursos para o FGTS. Por ora, estão disponíveis apenas algumas etapas para os usuários. A expectativa do governo é de que todas as aplicações do FGTS Digital comecem a operar ainda este ano.
“Estudos indicam a redução de cerca de 36 horas mensais no tempo gasto somente com o recolhimento do FGTS. Tempo que resultará em ganho de produtividade” disse o subsecretário de inspeção do trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência, Rômulo Machado.
Entre as vantagens que serão oferecidas, destacam-se:
- Consulta de extratos de pagamento já realizados;
- Suporte para pagamentos via PIX;
- Emissão de guias rápidas;
- Individualização dos extratos de pagamento;
- Verificação de débitos em aberto;
- Pagamento de multas indenizatória a partir das remunerações devidas de todo o período trabalhado.
Além disso, a plataforma irá disponibilizar legislações consideradas pertinentes, perguntas e respostas frequentes e canais de contato.
O portal vai utilizar a base de dados do eSocial e os débitos já serão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador. Isso dará mais confiabilidade para os empregados, com a garantia de que os valores recolhidos serão efetivamente depositados em suas contas vinculadas.
No site do Governo Federal já está disponível uma aba de perguntas frequentes para sanar todas as dúvidas sobre a nova plataforma e o Manual de Orientação.
Para maiores informações, acesse o site: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/servicos/empregador/fgtsdigital.