Power skills: saiba o que é esse novo conceito

O conceito de skills já é bastante conhecido no mundo corporativo, principalmente pelo time de recrutamento e seleção. As habilidades e competências são bastantes requeridas em processos seletivos e, agora, são divididas em três categorias. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

O que são as soft skills?

As soft skills são habilidades comportamentais, emocionais, mentais e sociais, ou seja, tudo que é relacionado à maneira como um indivíduo se comporta e reage diante de situações vivenciadas. Esses conhecimentos são exclusivos da personalidade e podem ser naturais ou desenvolvidos ao longo do tempo.

Embora muitas vezes essas habilidades não sejam identificadas, elas influenciam no modo como a pessoa se relaciona com os outros. Portanto, seja direta ou indiretamente, as soft skills também são responsáveis por um ambiente de trabalho mais arrojado.

Alguns exemplos de soft skills são: bom relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e inteligência emocional.

O que são as hard skills?

Em contrapartida, as hard skills são competências técnicas que a pessoa desenvolve ao longo de sua vida através dos estudos ou da prática. Em geral, são adquiridas por meio de cursos, graduações, especializações, treinamentos, livros ou até mesmo com a experiência de trabalho.

Esses conhecimentos técnicos podem ser classificados e quantificados, diferentemente das soft skills. Proficiência em inglês, Excel avançado e gestão de pessoa são alguns exemplos de hard skills.

E agora, o que são power skills?

Esse conceito é o mais recente e é similar às soft skills. No entanto, podemos compreendê-lo como a soma das hard e soft skills mais requisitadas do mercado. As “habilidades de poder” são a chave para preparar a carreira profissional para o futuro e para maior assertividade dos recrutadores.

Especialistas acreditam que o novo conceito surgiu para substituir o termo soft skill, que em sua tradução significa habilidades suaves. Para eles, esse termo não causava tanto impacto, por essa razão, ter uma expressão mais marcante como power skills, “habilidades de poder” fará com que essas habilidades sejam encaradas com mais seriedade.

Matthew Royse, escritor americano, ainda definiu a power skill como: “Habilidades de poder são sobre nossa mentalidade. Elas são sobre o nosso pensamento. São sobre nossa capacidade de gerenciar nossas operações diárias de trabalho, nossa saúde mental, navegar em situações sociais e nossa compreensão de preconceitos pessoais.”

Veja quais são as principais power skills

Autoliderança

Ter autoconhecimento e saber gerenciar seus próprios sentimentos com a automotivação é muito importante para que as pessoas consigam se desenvolver constantemente. Um profissional que tem como habilidade a autoliderança, conseguirá administrar seu próprio consciente e guiá-lo em direção aos seus objetivos.

Pensamento crítico

Profissionais com a habilidade de pensamento crítico conseguem analisar as informações e entender a conexão entre ideias e fatos. Há muitos benefícios do pensamento crítico, como validar um argumento de uma opinião sobre um tópico, determinar como desenvolver a qualidade do seu trabalho e melhorar as conversas. O pensamento crítico ajuda a pensar de maneira organizada e racional.

Solução de problemas

Solucionar problemas é fazer escolhas e se tornar mais resiliente porque você enfrenta os desafios de maneira mais motivadora e sem pessimismo. A resolução de problemas é sobre ter a mentalidade certa. Para resolver problemas, você deve ser implacavelmente curioso, abraçar a ambiguidade, ver a situação de diferentes perspectivas e ouvir os outros.

Aprendizado contínuo

A ideia de lifelong learning vem se destacando cada vez mais no cenário corporativo. O desenvolvimento contínuo é essencial para aqueles que querem se destacar e não parar no tempo. Todos os dias novos aprendizados surgem e é necessário compreender que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo ou buscar novos tipos de conhecimento.

Gestão do tempo

Com um gerenciamento de tempo eficiente é possível fazer mais em menos tempo, alcançar o que deseja mais rapidamente sem se sentir esgotado. O gerenciamento do tempo ajuda a reduzir o estresse, priorizar seu tempo e esclarecer seus objetivos.

Com essa habilidade, o profissional conseguirá aprimorar a realização de tarefas nos prazos estabelecidos, sem comprometer a qualidade das atividades.

Criatividade e inovação

“Pensar fora da caixa” é importante em diversos setores e não apenas no marketing, como muitos pensam. Solucionar problemas pode exigir muito da criatividade dos profissionais. Além disso, essa habilidade ajuda na melhoria contínua dos processos.

Uso de tecnologias

Uma das habilidades mais demandadas nos processos seletivos é conhecimento em determinada tecnologia. Nas power skills, o profissional deve se atentar a estar familiarizado com as tecnologias em alta.

Pessoas com essa habilidade tendem otimizar processos, levantar dados reais e trazer mais estratégia à gestão.