Principais estratégias para ajudar seus colaboradores a atingirem metas

Muitas vezes as metas que as empresas estabelecem para seus funcionários não são alcançadas. A liderança, em conjunto com o time de Gente e Gestão, desempenha um papel importante no estabelecimento de metas para os colaboradores.

Antes de tudo, vamos entender um pouco mais porque algumas metas são difíceis de cumprir. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Os funcionários não enxergam suas metas como algo que seja alinhado aos seus valores centrais, por esse motivo, tendem a sentir que o objetivo não é tão importante e acabam deixando a sede de realizar essa conquista de lado.
  • Falta de suporte da gestão da equipe ou de seu líder.
  • Quando a meta estipulada não possui um fim e os colaboradores não conseguem identificar qual é a linha de chegada, resultando em um sentimento de desmotivação.
  • Objetivo muito grande e inalcançável, quando os funcionários não sabem por onde começar e nem como alcançar essa meta.
  • Não há prioridade com o objetivo principal em comparação com as demais tarefas e o colaborador não consegue distinguir o que é meta e o que é demanda do dia a dia.
  • Os funcionários não têm noção de que estão progredindo, porque esse progresso não foi comunicado e reforçado pela sua liderança.

As metas estipuladas pela empresa não podem ser confusas, ambíguas ou super complicadas. É importante que ao determinar uma meta para sua equipe você a oriente, definindo qual é a linha de chegada.

Vamos mostrar algumas dicas para que você possa ajudar seus funcionários a alcançarem seus objetivos.

1. Tenha o ponto final da meta bem definido

Você deverá deixar bem exemplificado desde o começo qual é o objetivo final. Os colaboradores devem saber o que a empresa está buscando com essa meta, qual é prazo para o cumprimento, além de como essa meta será mensurada. Caso tenha algum tipo de recompensa, a mesma também deve ser comunicada logo de início.

2. Explique o porquê das metas

É importante demonstrar para o seu time o porquê de cada ação tomada no ambiente de trabalho. Isso também serve para as metas. Explicar quais indicadores estão envolvidos, qual é impacto que o cumprimento dos objetivos causa na organização no geral e como todos na equipe e em toda a empresa se beneficiarão ao atingir esse objetivo.

As metas também afetam os funcionários individualmente e eles precisam ter ciência desses resultados, por isso, discuta com os funcionários sobre:

  • Como o objetivo os afeta pessoalmente;
  • Como o objetivo se alinha com suas paixões e plano de carreira;
  • Quais são os conhecimentos e as habilidades que eles podem desenvolver enquanto perseguem o objetivo.

3. Comunicação é tudo!

Todas as alterações que acontecem durante o processo de cumprimento de um objetivo devem ser informadas aos membros da equipe, juntamente com os motivos que levaram essas alterações. A comunicação e a transparência são dois pontos principais para se ter sucesso nas metas alcançadas.

É importante ressaltar que esse é um diálogo de mão dupla, ou seja, seus colaboradores também têm o dever de notificá-lo imediatamente sobre quaisquer problemas que possam prejudicar seu progresso.

Reúna com a sua equipe regularmente para ver como cada funcionário está progredindo em direção às suas metas. Além disso, permita que seus colaboradores também pontuem pautas para essas reuniões e faça com que eles participem de forma mais ativa.

4. Peça o feedback dos funcionários

Como falamos no item anterior, o líder ou o gestor que divulga as metas para sua equipe precisa criar caminhos para que os colaboradores também deem sua opinião durante o processo.

Sua tarefa com a equipe é ser uma figura de apoio e facilitadora. Para conseguir desempenhar essa função, o líder precisa obter a opinião dos seus funcionários para identificar quais são as barreiras, se as metas possuem um prazo razoável e se ele precisa de algum recurso adicional.

Questione, também, qual é o plano principal para conseguir alcançar as metas e quais são os planos de contingência.

5. Deixe as metas mais leves

Instruir os funcionários para atingirem metas não precisa ser algo metódico. Atividades de equipe mais descontraídas e casuais podem ajudar a promover atitudes positivas e altos níveis de engajamento, além de manter o ímpeto.

Algumas ideias:

  • Acompanhe as metas com ilustrações, gráficos ou diagramas que mostram o progresso em direção ao objetivo definido. (Exemplo comum: um grande termômetro de papelão no qual os participantes podem colorir de baixo para cima à medida que metas incrementais são alcançadas no caminho para uma meta maior.)
  • Toque uma campainha no escritório quando uma certa marca for alcançada. Em casos de funcionário que trabalham de forma remota, dê reconhecimento memorável para reuniões virtuais ou por vídeo, conforme as preferências dos funcionários.
  • Peça no café da manhã ou almoço, ou faça um happy hour, para comemorar o alcance de determinadas metas. Isso pode ser feito pessoal ou virtualmente.

6. Fragmente as metas

Objetivos que parecem inalcançáveis de tão extensos podem falhar. Mentalmente é mais fácil para as pessoas atingirem metas se forem divididas em partes menores, se tornando mais gerenciáveis.

Uma dica: diga para seus funcionários avaliarem quais são as metas semanais ou mensais – e não as anuais.

Cumprir metas é como começar uma corrida: uma pessoa que não acostumada a correr não começa correndo 100 metros em um dia, mas sim treina gradativamente com pequenas metas diárias para, no fim, alcançar o seu objetivo final.

7. Evite multitarefas

Funcionários que realizam várias tarefas de uma vez acabam não priorizando suas metas ou não dando toda atenção que elas merecem. Como mencionamos anteriormente, articule nitidamente para o seu time o nível de prioridade de uma meta. Em seguida, incentive os colaboradores a se concentrarem em uma parte de uma meta de cada vez para evitar que se sintam sobrecarregados.

8. Vincule metas a incentivos financeiros

De uma coisa não podemos negar, o dinheiro é um grande motivador. Portanto, se o orçamento da empresa permitir, considere oferecer aos funcionários um bônus por cumprir metas mensais, trimestrais ou anuais.

Resumindo tudo

Para muitos funcionários, as metas são deixadas de lado ou ignoradas, seja por frustração, ocupação, desinteresse, sentimentos de intimidação ou sobrecarga. Mas não precisa ser assim. Quando você inspira sua equipe a alcançar objetivos e fornece o treinamento, suporte e motivação certos ao longo do caminho, seus colaboradores estarão preparados para o sucesso e sua empresa prosperará.