Principais tendências do RH para 2023

O setor de Recursos Humanos nunca esteve em constante mudança como estamos presenciando nesses últimos anos. Muitos assuntos são abordados quando falamos da evolução do setor, isso porque o cuidado com o colaborador e as decisões estratégicas do negócio demandam esforços diários e ações que em conjunto tornam o setor cada vez mais importante.

Para que a sua empresa fique sempre um passo à frente, vamos trazer as principais tendências do RH para 2023. Acompanhe!

Práticas de trabalho remoto

Com o aumento do trabalho remoto, o novo RH terá que se adaptar à situação de trabalho diversificada. As práticas de treinamento e desenvolvimento se tornarão muito mais personalizadas e disponíveis por meio de dispositivos remotos. O trabalho remoto e a tecnologia de RH devem andar de mãos dadas para a eficiência desse processo.

Equipes diversas e multiculturais

Sabemos o quanto é importante que as empresas invistam em equipes diversas e multiculturais. Ter a inclusão e a diversidade no local de trabalho estimula a inovação e a criatividade. Uma equipe com diferentes origens, habilidades e vivências estabelece abordagens diferentes e variadas para os mesmos problemas.

Aumento da terceirização

Outro fenômeno que estamos acompanhando é o crescimento da demanda de empresas de terceirização de processos de Recursos Humanos. Processos burocráticos não devem fazer mais parte do setor, que precisa direcionar seus esforços para cuidado com os colaboradores e gestão estratégica.

Muitas funções estão sendo terceirizadas para empresas especializadas que incluem software de RH em nuvem que pode simplificar tarefas transacionais, além de oferecerem serviços de folha de pagamento ou gestão de benefícios. (Nós temos os dois! Vem conhecer a Exímia).

People Analytics para Predictive Analytics

Essa ferramenta vem se consolidando no contexto do RH há cerca de um ano. Com esse reconhecimento, as organizações globais também estão entendendo a necessidade de aplicar dados para:

  • avaliar métodos de recrutamento;
  • identificar lacunas nos conjuntos de habilidades;
  • avaliar a demanda e a oferta de talentos.

Muitas organizações estão se concentrando no Predictive Analytics. O RH não faz mais perguntas como “o que aconteceu e por que aconteceu”. Agora, o setor está mudando para responder a perguntas como “o que vai acontecer?”. Portanto, a tecnologia de análise de pessoas e a inteligência da experiência do colaborador estarão à frente para aumentar o impacto nos negócios e no cliente.

Experiência do colaborador

Não é surpresa que o futuro do RH está nas mãos do Employee Experience. As ferramentas convencionais de engajamento de funcionários serão reinventadas para tornar a experiência do colaborador uma vantagem competitiva.

Segurança cibernética

Com o aumento do uso de dados e do trabalho remoto, a cibersegurança será um dos grandes desafios para o futuro RH. Novas políticas de segurança cibernética serão formadas para superar questões como confidencialidade de dados e privacidade de funcionários.

Trabalhadores nômades

A próxima geração de trabalhadores não fará apenas login em suas VPNs de casa. Eles também poderão fazer a marcação de ponto de qualquer lugar. Há uma revolução chegando nos domínios de instalações e infraestrutura que possibilitarão soluções para uma força de trabalho permanentemente móvel.