Processo de demissão online: como fazer e o que diz a lei sobre isso?

Realizar o desligamento de funcionários não é uma demanda de fácil execução, isso porque é necessário inteligência emocional mútua (empresa e colaborador). Quando falamos de demissão remota é necessário ter um cuidado redobrado na hora de realizar esse processo.

Apesar de muitas empresas já retornarem ao modelo de trabalho presencial, a parcela de empresas que já adotaram de vez o trabalho home office também é muito grande. Por esse motivo, a demissão remota se tornou uma realidade e, nesse momento delicado, é preciso saber qual é a forma correta de informar o desligamento de um funcionário.

Trouxemos então, algumas dicas de como fazer a demissão remota e o que a lei fala sobre isso. Confira abaixo!

É possível realizar um processo de demissão remotamente?

Sim, como falamos acima, muitas empresas já estão adotando o trabalho 100% home office. Da mesma forma que é possível realizar o processo de admissão online, também pode ser feito o desligamento do funcionário remotamente. No entanto, por não ser feita de forma presencial sem o contato “cara a cara” com o colaborador, a empresa precisa tomar alguns cuidados na hora de realizar esse procedimento.

Como a empresa deve fazer a demissão remota?

O primeiro passo para começar o processo de demissão online é ter um planejamento de cada etapa, para que o RH não esqueça de fornecer nenhuma informação para o funcionário que está sendo desligado. Além disso, é primordial fazer uma videochamada com o colaborador e viabilizar a entrega dos documentos para o processo de offboarding à distância. É necessário, também, seguir algumas etapas que vamos exemplificar abaixo:

Defina quem será o responsável pela comunicação

Caso a decisão não tenha sido do líder da equipe, é necessário informá-lo, bem como ao departamento de RH. É muito importante que o líder seja a primeira pessoa a comunicar o colaborador, dado que trabalharam conjuntamente e esse é o superior hierárquico direto dele, o que deve ser respeitado até para que o processo de demissão se mostre mais organizado e empático.

Realize a entrevista de desligamento

Na entrevista de desligamento é onde são apresentados os motivos da demissão e, principalmente, o momento de ouvir o funcionário que está sendo desligado, entendendo suas opiniões sobre o setor em que atuava e sobre a empresa.

Além de falar os motivos da demissão, deve ser comunicado quais serão as providências a serem tomadas após a entrevista. É importante que quem está conduzindo a entrevista dê espaço para que o colaborador fale e o RH ouça com atenção o seu posicionamento.

Programe o exame demissional e a assinatura de documentos

É possível marcar o exame à distância e o colaborador pode tanto ir até uma clínica de indicação da empresa quanto fazer a consulta por telemedicina, que nada mais é do que uma videoconferência para fins médicos e de saúde.

Para o colhimento de assinaturas de documentos o RH pode utilizar de uma plataforma de assinatura digital para validá-los. Caso não seja possível, pode ser utilizado a contratação de serviços de entrega (empresas ou motoboys particulares) que busquem a assinatura dos documentos, aproveitando para pegar o material de trabalho, também.

Com essas informações, a empresa já atuará de forma assertiva no processo de offboarding online. Contudo, é necessário que o RH tome alguns cuidados, como:

  • Manter a cordialidade e humanização do início ao fim do processo;
  • Dar espaço para que o colaborador fale e respeitar o momento delicado;
  • Certificar-se de que nenhuma lei ou direito trabalhista esteja sendo quebrado;

Quando falamos em leis trabalhistas, precisamos lembrar que a CLT não prevê demissão de caráter remoto. Isso porque quando houve a reforma trabalhista o home office não era frequente nas empresas como atualmente.

Demitir um funcionário remotamente não é ilegal, embora o desligamento online deva seguir as mesmas regras e leis de uma demissão tradicional.