Quais são as soft skills mais solicitadas no pós-pandemia

No mercado de trabalho, mais especificamente entre os profissionais de recrutamento e seleção, é muito comentado sobre as soft skills e hard skills. Muito dessa análise vem se solidificando nos setores de RH, pois o mercado está cada vez mais exigente e os profissionais estão mais qualificados.

Nesse artigo, vamos explorar um pouco mais sobre as soft skills e o porquê de sua importância no mercado em um cenário pós-pandemia. Acompanhe!

O que é “soft skills”?

Como falamos, o termo vem sendo bastante utilizado por profissionais do RH com a finalidade de identificar as características de um profissional. A expressão refere-se às habilidades comportamentais de uma pessoa e a maneira como ela lida com o outro, ou seja, como ela interage com as demais pessoas e grupos e, ao mesmo tempo, como ela é capaz de lidar com suas próprias emoções. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações ambientais e psicológicas, maiores são suas soft skills.

Dialogar sobre as soft skills e analisá-las é muito importante, no entanto, é muito difícil mensurá-las, visto que são competências subjetivas. Por esse motivo, os profissionais do RH devem ficar atentos, pois essas habilidades comportamentais estão intimamente relacionadas à personalidade e outros fatores emocionais construídos ao longo da vida do indivíduo

Exemplos de soft skills

  1. Confiança;
  2. Atitude positiva;
  3. Motivação;
  4. Trabalho em equipe;
  5. Organização e gestão do tempo.

Relação entre soft skills e mundo pós-pandemia

A pandemia covid 19 causou muitas mudanças no mercado de trabalho: o trabalho em modelo home office é um grande exemplo de como as empresas e os profissionais tiveram que se adaptar rapidamente a esse novo cenário.

Por esse motivo, é importante que os profissionais se destaquem nesse novo panorama sendo essencial para a sua sobrevivência e sucesso profissional.

Diante disso, os profissionais também estão se adaptando com esse novo cenário, buscando mais conhecimentos, habilidades técnicas e novas competências comportamentais. Confira a seguir algumas das soft skills para o momento pós-pandemia:

AUTONOMIA

Uma das mudanças decorrentes da pandemia foi o trabalho remoto e, embora tenha sido uma medida preventiva, muitas empresas ainda pretendem manter esse formato de trabalho mesmo após a normalização do cenário. Com o fator da distância entre os profissionais mais a necessidade de tomar decisões de forma ágil, a autonomia é uma competência que ganha força no pós-pandemia. O profissional que possui essa habilidade consegue gerenciar seu próprio trabalho sem a necessidade constante da gestão.

ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS

Os profissionais que não lidam bem com mudanças foram os que mais sofreram na pandemia. Compreender o ambiente e suas mudanças é primordial não só para momentos de crise, mas também para mudanças internas da empresa. As pessoas que possuem essa habilidade têm mais facilidade para compreender o porquê da mudança e saber quais passos serão necessários para adaptação.

PENSAMENTO ÁGIL COM FOCO EM SOLUÇÕES

Mesmo com processos bem definidos e uma boa organização na instituição, problemas podem surgir a qualquer momento. Assim, ter um pensamento ágil e focado na resolução dessas situações é uma das habilidades fundamentais para os talentos no pós-pandemia.

INOVAÇÃO

Quando falamos da habilidade de inovação, estamos falando da capacidade de criar algo que ainda não existe, ou aprimorar processos. No ambiente de trabalho, essa competência pode ajudar a encontrar as melhores soluções dentro dos processos da organização, facilitando o dia a dia do profissional e de sua equipe.