Reconhecimento de colaboradores e gestão da inovação: como incentivar novas ideias

A inovação e a criatividade são soft skills muito requisitadas no mercado de trabalho e, além de ser um requisito na fase de recrutamento e seleção, as organizações também buscam desenvolvê-las com profissionais que já estão há algum tempo na empresa.

Por esse motivo, novas ideias e sugestões de melhoria são cada vez mais incentivadas na rotina do trabalho. Um dos métodos que as empresas buscam para conseguir concentrar e motivar novas ideias é mediante a gestão da inovação, que possibilita um ambiente criativo e inovador assertivo. Dentro dessa gestão é possível elaborar diversas ações e programas que serão importantes para incentivo. Umas das formas que as organizações encontram é por meio do reconhecimento das sugestões, ideias e conhecimento compartilhado.

Segundo estudo realizado pela SHRM, as empresas podem aumentar não apenas o volume, mas também a qualidade das sugestões e ideias dos funcionários, oferecendo recompensas. Isso revela que essa troca é um ganha-ganha, beneficiando os dois lados da moeda – empregador e empregado.

O que é um programa de reconhecimento de funcionários?

Um programa de reconhecimento é uma política interna definida que tem como principal objetivo valorizar e engajar os colaboradores no local de trabalho.

Recompensar os funcionários por seu excelente trabalho envia uma mensagem clara de que o que eles estão fazendo é importante e que suas ideias estão sendo colocadas em prática e reconhecidas pela empresa. O impacto que esses atos têm sobre a moral e a produtividade é inestimável e isso ainda é um estímulo para que mais ideias apareçam.

Os benefícios de um programa de reconhecimento de funcionários superam em muito os custos para a empresa. Este artigo analisará as vantagens, desvantagens e as formas mais eficazes de recompensar os colaboradores, principalmente quando voltado para reconhecer boas ideias e para gerar valor e engajamento em sua empresa, independentemente do seu orçamento.

As empresas possuem o hábito de pautar o reconhecimento apenas no desempenho e resultados do colaborador. O que ocorre, no entanto, é que essa estratégia também pode ser utilizada para engajar novas ideias e inovações. Vamos entender um pouco mais.

Por que reconhecer os colaboradores?

A razão nº 1 pela qual a maioria das pessoas deixa seus empregos é a falta de reconhecimento, foi o resultado de um estudo feito pela Gallup. Além disso, outra pesquisa realizada pela Quantum Workplace revelou que quando os colaboradores se sentem reconhecidos no local de trabalho, eles atuam 27 vezes mais engajados.

Por esse motivo, recompensar e reconhecer leva a um maior envolvimento dos funcionários, o que aumenta a retenção e ajuda a criar um local de trabalho geral mais engajado. As iniciativas de reconhecimento são eficazes porque se concentram nos aspectos positivos, enviando aos funcionários uma mensagem clara de que o que eles estão fazendo é importante e faz a diferença no dia a dia da organização. Recompensar grandes desempenhos e sucessos com coisas que seus funcionários desejam os manterá focados e motivados a fazer melhor.

O simples ato de reconhecer a conquista é um grande impulso para a moral e o desempenho dos funcionários. E é por isso que o reconhecimento dos funcionários é tão importante.

Quando os funcionários são recompensados ​​por suas contribuições, eles sentem propriedade e orgulho e estão dispostos a trabalhar com a mesma intensidade em seu próximo projeto. O reconhecimento os conecta à organização, eleva o desempenho e aumenta a probabilidade de permanência.

Gestão da inovação com reconhecimento

Para evitar que as ideias inovadoras se percam tanto com a correria do dia a dia corporativo, quanto nas burocracias para implementação, a gestão da inovação surge para permitir que as empresas inovem de maneira sistemática, em vez de deixar a questão ao acaso. A inovação comedida permite que as empresas consigam conquistar mais clientes, explorar novos nichos, reduzir custos – enfim, encontrar maneiras de preservar seu espaço. Empresas que não inovam são eventualmente superadas, direta ou indiretamente.

A criatividade e a inovação não estão ligadas apenas a criação de novas ferramentas e demandas, no entanto, elas estão relacionadas, principalmente, com a forma de execução dos produtos e serviços. Isso indica que a inovação pode ser aplicada a algo já existente ou apenas nos processos: como o produto ou serviço é comercializado, como se posiciona no mercado e como é vendido, por exemplo.

Assim como em um brainstorm, o ambiente criado visando novas ideias e melhoria deve ser livre de julgamentos e não pode menosprezar a relevância de qualquer ideia ali inserida. Isso porque a inovação não é necessariamente algo novo, no entanto, a inovação pode ser um processo facilitado. O ideal é que a organização busque criar um ambiente criativo e inovador, que desenvolva times que consigam discutir ideias de forma produtiva e não que limite. Desse modo, as críticas devem ser construtivas e não para limitar as propostas dos envolvidos.

Além disso, a empresa poderá reconhecer os colaboradores com as melhores ideias implementadas. Um exemplo, se um colaborador compartilhou uma ideia que resultou na redução de custos da empresa, ele poderá receber uma porcentagem desse valor que foi economizado.

Como reconhecer o conhecimento compartilhado

Não somente as ideias implantadas, mas o conhecimento que os colaboradores compartilham também podem ser reconhecidos no local de trabalho. O compartilhamento de conhecimento também capacita os funcionários, cria oportunidades de crescimento pessoal e profissional, acelera o aprendizado funcional e aumenta a inovação. Recompensar o conhecimento compartilhado melhorará sua empresa e irá engajar seus colaboradores.

Vamos ver algumas formas de reconhecimento do conhecimento compartilhado:

  • Reconheça publicamente as pessoas que compartilham seus conhecimentos e ideias em uma reunião de equipe.
  • Agradeça em particular aos funcionários com uma nota manuscrita ou um presente pessoal.
  • Acompanhe o compartilhamento de conhecimento com métricas e crie uma tabela de classificação visível.
  • Organize um almoço com os colaboradores mais ativos no compartilhamento.
  • Ofereça brindes.
  • Chame o funcionário em seu escritório apenas para agradecer. Não discuta outros assuntos; só fale do bom trabalho.
  • Apresente um certificado ou placa em homenagem a uma conquista de compartilhamento de conhecimento.
  • Destaque os colaboradores no newsletter ou intranet da sua empresa.
  • Distribua cupons de 15 minutos de folga quando vir o compartilhamento de conhecimento acontecendo.
  • Leve a guloseima matinal favorita de seus funcionários (donuts, smoothies, etc.) para equipes que compartilharam boas ideias.
  • Pague para uma equipe ativa no compartilhamento de conhecimento receber massagens.
  • Desenvolva um programa de reconhecimento de colegas que permita que os funcionários se reconheçam pelo compartilhamento de conhecimento, possivelmente em um quadro de avisos da comunidade ou site interno.
  • Destaque e publique conquistas de compartilhamento de conhecimento.
  • Dê a uma equipe que compartilha conhecimento ativamente uma atividade de um dia (por exemplo, boliche, noite de Karaokê, vale Happy Hour ou vale cinema).

O compartilhamento de conhecimento em uma organização é uma ótima maneira de construir a cultura e a produtividade da empresa de uma só vez. Existem muitas maneiras de recompensar o compartilhamento de conhecimento; por isso, é importante lembrar de adequar as recompensas ao que motiva e impulsiona diferentes grupos ou até mesmo cada pessoa específica.