Redesenhando a experiência do colaborador remoto em torno do bem-estar

Em meio ao grande transtorno causado pela pandemia, o setor de RH encontrou um recomeço na tecnologia. A necessidade de oferecer uma experiência online aos funcionários deu lugar a grandes investimentos em tecnologia de RH. As empresas contam fortemente com esses investimentos para apoiar a crescente demanda em relação às experiências de trabalho remoto.

Com a tomada digital, uma nova abordagem está surgindo em termos de Experiência do Colaborador (Employee Experience). Portanto, à medida que as empresas estão se adaptando às novas realidades do campo pós-pandemia, repensar um novo modelo de trabalho e de experiência de bem-estar torna-se crítico. Com isso, se faz necessário redesenhar a jornada do colaborador para revisitar pontos fortes humanos, como criatividade, conectividade e inovação.

O efeito do modelo híbrido e home office na experiência do colaborador

Muitos profissionais supõem que o novo modelo de trabalho permaneça mesmo no mundo pós-pandemia. Ainda não sabemos ao certo sobre todas as desvantagens do modelo remoto, e se os prós continuarão sendo maiores que os contras. Contudo, as soluções voltadas ao bem-estar devem andar em conjunto com as tecnologias nesse contexto, pois será a força vital do RH para continuar apoiando os colaboradores em relação à saúde, segurança e conforto.

Um estudo realizado pela Global da Harvard Business Review revelou que mais de 94% dos trabalhadores nos EUA e no Reino Unido sentem estresse no trabalho. Com essa situação, as pessoas estão procurando mais equilíbrio e uma vida com níveis mais baixos de conflito e estresse. Isso exige que os programas de bem-estar sejam incorporados à gestão da experiência dos funcionários. Com isso em mente, as organizações se comprometem a ajudar as pessoas a levar vidas mais satisfatórias.

Liderança e RH caminhando juntos para o bem-estar do colaborador

A visão dominante é que o RH é o único responsável pelo bem-estar dentro de uma organização. Entretanto, promover um ambiente saudável para os colaboradores é uma tarefa que deve ser realizada em conjunto e cabe a toda organização contribuir com essa cultura. O resultado desse esforço coletivo são funcionários mais engajados através de uma experiência transformadora. É essencial garantir uma força de trabalho mais saudável e engajada. Os líderes devem liderar pelo exemplo, criando conscientização em áreas como saúde mental, diversidade, inclusão e desafios do trabalho híbrido.

Dicas para um programa de bem-estar remoto bem estruturado

Não há uma solução padrão para um programa de bem-estar de sucesso, isso porque cada cultura interna da empresa e cada indivíduo que nela habita são únicos. No entanto, a base de todo programa e reestruturação é a mudança de comportamento. Há muitas práticas que as empresas podem adotar para criar uma experiência impressionante de bem-estar no modelo digital. Veja os exemplos abaixo:

  • Utilizar soluções projetadas para fornecer usabilidade, mobilidade e acessibilidade;
  • Utilizar a gamificação para motivar e engajar os funcionários a criar mudanças comportamentais positivas;
  • Adotar uma abordagem proativa para o bem-estar que inspira ação através de desafios e conteúdos e integração suave com a tecnologia;
  • Aproveitar o poder da competição amigável para construir hábitos saudáveis, como esforços coletivos;
  • Perguntar aos colaboradores quais são suas principais necessidades, e personalizar ações para cada indivíduo;

Com essas ações empresa começará a dar os primeiros passos para criar uma vivência de bem-estar para seus profissionais que atuam remotamente.