Retenção de talentos – veja como ter um local de trabalho ideal

Empresas com alto índice de turnover sofrem com a falta de constância produtiva, alto custo e pouca credibilidade. Toda nova contratação, além de ser custosa para as organizações, demanda tempo para treinar o novo colaborador e orientá-lo nos primeiros dias.

Com o crescimento dos casos de burnout, do movimento da grande demissão, que vem ganhando força em diversos países, e da demissão silenciosa, empresas de todos os níveis estão entendendo a importância em investir esforços e recursos para reconquistar seus profissionais.

O mercado competitivo também é um fator considerável. É provável que os funcionários busquem novas oportunidades de avanço e remuneração mais competitiva, enquanto fogem da falta de flexibilidade e da falta de suporte organizacional.

Para reduzir as taxas de turnover, as empresas estão focando cada vez mais em melhorar a sua cultura, ambiente e jornada do colaborador. As organizações precisam entender que é necessário mais do que um escritório bem decorado e salão de jogos para preservar os seus profissionais. Vamos, então, demonstrar algumas ações que a sua empresa pode adotar para conseguir uma boa retenção de talentos em tempos de altos índices de pedido de demissão.

Liderança

Dispor uma liderança preparada e humanizada deve ser premissa para as empresas que querem reter seus colaboradores. Grandes locais de trabalho possuem uma liderança excepcional e inspiradora. Bons líderes realmente se preocupam e valorizam a sua equipe. As relações entre líderes e funcionários devem ser caracterizadas pelo respeito mútuo, confiança, honestidade e apoio.

Reconhecimento

Muito citado recentemente, o reconhecimento também é um dos principais aspectos que contribuem com a retenção ou a não retenção de talentos. O investimento nesse tópico vem crescendo e a demanda por uma jornada pautada no bem-estar e reconhecimento dos funcionários já é um pré-requisito para reter talentos.

Desenvolvimento de Carreira

Esse é um tema significativo que as organizações devem considerar, pois, estudos afirmam que 41% dos millennials consideram o crescimento pessoal e profissional importante para se sentirem comprometidos com a empresa.

Aliás, esse é um fator que agrega valor para empresa, visto que os profissionais que buscam crescimento possuem um alto desempenho e não estão satisfeitos com o status quo e, como resultado disso, buscam um empregador que ajude a levar a empresa e eles ao próximo nível.

Avaliações de desempenho, treinamento e desenvolvimento, gestão de talentos, plano de carreira, são algumas ações que a empresa pode implementar para cativar esses profissionais.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Como falamos, ter um ambiente de trabalho acolhedor vai além de salas de recreação para os colaboradores, é preciso entender as necessidades do seu pessoal e buscar atendê-las com maior flexibilidade.

Após a pandemia, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto e, agora em momento quase que de pós-pandemia, algumas seguiram nesse formato, já outras voltaram a trabalhar presencialmente.  Nestes casos, não existe certo ou errado, mas o ponto importante é que as organizações precisam compreender qual seria o melhor cenário para seus colaboradores e aplicar ações que supram suas necessidades dentro do possível.