RH 4.0 conheça a nova tendência do RH

A competitividade está atingindo proporções maiores e essa sede por estar sempre à frente dos concorrentes é o que motiva as empresas buscarem inovação para seu segmento no mercado. Com essa motivação, muitas mudanças estão acontecendo no cenário organizacional.

Começamos com a Revolução Industrial, que teve o seu início no século XVIII, trouxe uma transformação nas indústrias, passamos por muitas mudanças e hoje chegamos à indústria 4.0 a qual teve o seu start no setor industrial, com as produções e operações de uma indústria.

A indústria 4.0 está progressivamente se tornando automatizada e, com essa mudança, o esforço braçal passa a ser cada vez menos utilizado. Processos que antes tinham um prazo maior, hoje são realizados de forma rápida e sem muita demanda de esforço físico. A competição fez com que as empresas que estão inseridas no 4.0 continuassem no mercado e as que não se encaixaram, ficassem para trás.

E qual é o papel do RH no cenário 4.0?

Se o setor operacional de uma empresa está cada vez mais automatizado, inovando e seguindo o conceito de 4.0, todos os setores devem se alinhar com os objetivos da empresa e prosseguir no mesmo ritmo.

O RH 4.0 deve acompanhar a revolução tecnológica e, assim como o setor industrial, realizar automação de processos, ser um aliado da tecnologia e estar em busca de melhorias constantes para o departamento. Desse modo, ele estará preparado para ser um RH voltado para os funcionários, desenvolvendo programas e focando no desenvolvimento desses colaboradores.

A partir do momento em que a tecnologia começou a conectar pessoas, integrar processos e automatizá-los, o ambiente empresarial ganhou inúmeros adventos. É possível agregar produtividade e também economia, em relação ao tempo e recursos, em termos de processos.

Não podemos falar de RH 4.0 sem falar de tecnologia, pois ela é o centro desse cenário. Programas e softwares são os focos para essa revolução no RH, muitos processos manuais se tornaram 100% digitais.

Veja alguns exemplos de RH digital:

  • Utilização da ferramenta People Analytics

Para o RH, o people analytics é o processo que vai da coleta à análise de dados do comportamento dos colaboradores, tendo como principal objetivo a contribuição para a tomada de decisões do RH, auxiliando na antecipação de tendências e aprimorando estratégias ligadas ao perfil dos profissionais.

  • Automatização de tarefas

Tornar uma tarefa automatizada é um ganho muito significativo dentro de uma empresa, apesar de seu investimento. A busca por processos mais agilizados é o ponto principal para um RH 4.0, pois é com essa melhoria que o RH terá mais tempo para estar alinhados aos objetivos principais da empresa, cuidar e desenvolver o capital humano e focar em estratégias do negócio.

  • Arquivos salvos em nuvem

Além de diminuir a papelada do RH, ter todos os arquivos pertinentes a área dentro de um local seguro em nuvem, tem a vantagem de não perder os arquivos e aumentar a acessibilidade do mesmo.

Muitos gestores de recursos humanos ainda não estão preparados para essa mudança da era manual para era automatizada. Muitas empresas inda não operam com sistemas de automação e com isso não há tempo para se dedicar aos projetos de melhoria, isso pode afastar o RH das estratégias principais da organização.

Se o seu RH tem essas características apontadas no parágrafo anterior, atente-se as mudanças que a sua empresa vem sofrendo e monte um plano de ação voltado para deixar o seu RH próximo ao cenário da companhia.

,