RH ágil: o que é e como fomentar esse modelo no setor

Com a grande mudança que o setor de Recursos Humanos vem passando para se tornar um departamento mais estratégico, os modelos tradicionais de gestão de RH podem se tornar inviáveis ou até mesmo obsoletos.

É necessário pensar em modelos diferentes de Recursos Humanos para o setor acompanhar essas grandes mudanças e estar preparado para os novos cenários que o mercado de trabalho impõe.

Pensando nisso, uma abordagem que faz sentido para abraçar esse panorama é a de RH ágil. A priorização da flexibilidade em detrimento da burocracia é a razão pela qual a metodologia ágil é uma solução perfeita para os departamentos de RH que se esforçam para ser mais responsivos às mudanças e entregam mais valor aos funcionários. Vamos entender um pouco mais.

O que é RH ágil?

Essa abordagem traz velocidade para as funções do dia a dia do setor para melhorar efetivamente o desempenho organizacional e a competitividade, respondendo aos problemas de forma rápida, estratégica e que gere valor tanto para os funcionários quanto para a empresa em geral.

Um ponto importante nessa metodologia é mitigar ou eliminar as demandas que são repetitivas, burocráticas e que não agregam em RH estratégico, permitindo que os profissionais da área sejam cada vez mais capacitados e possam trabalhar com autonomia, trazendo uma visão mais sistêmica colaborativamente.

O que difere um RH tradicional de um RH ágil?

No RH tradicional, as funções costumam ser especializadas, com profissionais responsáveis por áreas específicas, como recrutamento, administração de benefícios ou relações com funcionários. Essa abordagem valoriza a previsibilidade e a estabilidade, sendo geralmente cautelosa em introduzir mudanças que alterem as rotinas estabelecidas.

Em contraste, o RH ágil adota uma nova perspectiva sobre as funções, destacando a adaptabilidade, flexibilidade e rápida resposta às mudanças. Além disso, incentiva a colaboração entre diferentes funções e a tomada de decisões descentralizada, permitindo decisões mais rápidas e baseadas em dados.

Em resumo, o que difere um RH tradicional de um ágil é a forma com que suas filosofias e metodologias operacionais são baseadas. Por um lado, o RH tradicional valoriza a estrutura e modelo de hierarquia. Por outro lado, o modelo de RH ágil prevê uma abordagem de adaptação e colaboração.

Vantagens do RH ágil

Um RH que está imerso nas suas demandas e não consegue “pensar fora da caixa” pode deixar alguns insights de lado, bem como o bem mais valioso de uma empresa, o colaborador. Um sistema que funcione como deve (dando atenção e foco às pessoas) precisa ter uma mentalidade voltada para as pessoas e não apenas para procedimentos. Isso só será possível quando a cultura do RH mudar e possibilitar que a cultura organizacional mude junto.

Em relação ao ponto anterior, algumas vantagens são identificadas, como:

  • Maior índice de motivação dos funcionários
  • Colaboradores mais engajados
  • RH mais próximo das pessoas que compõem o ambiente de trabalho
  • RH mais próximo da liderança – gerando uma liderança mais colaborativa
  • Melhor produto ou serviço final
  • Menor tempo de contratação
  • Experiências aprimoradas dos funcionários

Alguns exemplos de RH ágil

Recrutamento e seleção dinâmicos

Quando pensamos em modelos de processos de recrutamento e seleção tradicionais, logo imaginamos uma seleção mais engessada e pouco dinâmica. Já em um modelo rápido de seleção, o foco poderá ser centralizado na experiência do candidato, focando nas suas habilidades e não apenas em diplomas e certificações.

O recrutamento ágil, além do que já foi citado acima, encoraja recrutadores a implantarem novos formatos de entrevistas e feedbacks, possibilitando a melhoria contínua desse processo.

Treinamento e desenvolvimento adaptáveis

O modelo de T&D ágil foca na personalização de treinamentos para cada funcionário ao mesmo tempo que está alinhado com as necessidades organizacionais. Por exemplo, se a empresa precisa de uma mão de obra voltada para área tecnológica e um colaborador de outra área demonstra interesse nesse segmento, temos o casamento perfeito para esse gap.

Com esse formato, também é possível criar trilha de conhecimento para determinados grupos, de acordo com as habilidades, aspirações e carreira dos colaboradores.

Como tornar o setor de RH mais ágil?

Crie conexão com os seus colaboradores para solucionar problemas

Antes mesmo de aplicar uma gestão mais ágil, foque em criar um relacionamento com as equipes, entender quais são os principais problemas enfrentados por eles e desenhem, juntos, maneiras de superar essas dificuldades.

Dê mais folego para o RH

Para implementar esse modelo com eficiência, o RH precisa ter tempo. Não é possível criar estratégias enquanto apaga os incêndios do dia a dia.

Uma das formas de conseguir mais tempo é adotando a automação de processos repetitivos que demandam muito tempo dos profissionais do setor.

Outra forma é através da terceirização de processos importantes no RH (como, a folha de pagamento, por exemplo) que podem ser desempenhados por empresas terceirizadas.

Veja mais sobre as vantagens do BPO de Folha de Pagamento!

Foque no desenvolvimento dos colaboradores

O RH ágil tem tudo a ver com crescimento em tempo real, portanto, motivar os funcionários a assumirem a responsabilidade pessoal no crescimento da empresa, desenvolvendo-se e aproveitando oportunidades para aprimorar suas habilidades, é uma vantagem para a retenção e o engajamento.

É fundamental que o setor compreenda que essa dinâmica é voltada e centralizada nos colaboradores para conseguir desenvolver um RH estratégico de ponta a ponta com agilidade nas demandas.