RH mobile – entenda como autoatendimento pode melhorar a relação com o colaborador

O conceito RH mobile surgiu através da praticidade de tarefas voltadas para o setor de Recursos Humanos, desse modo, há uma mobilidade para desempenhar algumas demandas em qualquer lugar, através de um dispositivo móvel. Além de facilitar essas demandas para os profissionais de RH, a tecnologia auxilia e otimiza a comunicação entre o colaborador e a empresa.

Com mundo cada vez mais digital, diversos aplicativos fazem parte do cotidiano não apenas dos jovens, mas pessoas com mais idade também estão conectadas. Segundo pesquisa realizada pelo G1, 97% dos idosos na faixa dos 60 anos possui e usa celulares e o Facebook é a rede social mais acessada pelos idosos. Com esses dados, não podemos fugir da realidade digital e, na busca por meios de nos relacionarmos com os funcionários, encontramos na tecnologia uma das nossas soluções.

Se quer entender o que é um RH mobile e seus benefícios, continue a leitura e veja como aplicar na sua empresa!

O que é RH mobile?

Em sua tradução literal, RH mobile significa RH móvel, ou seja, um RH que possui uma mobilidade para desenvolver algumas atividades e demandas do setor. Isso traz mais liberdade para os profissionais da área, além da possiblidade de criar uma relação mais direcionada com os funcionários da empresa.

Quando pensamos em mobilidade, podemos imaginar um cenário no qual qualquer procedimento poderá ser realizado de qualquer lugar. Imagine que você precise solicitar um documento para o seu RH, em um contexto de um RH sem autoatendimento, você teria que se locomover até o setor da sua empresa para solicitar este documento. E se você precisa desse documento quando está de férias? Ou com muita urgência?

Bom, com um RH móvel, que disponibiliza autoatendimento através de aplicativos de celular, por exemplo, você poderá solicitar o seu documento e receber via app, simples e agilizado.

Como proporcionar uma boa experiência para os colaboradores através do autoatendimento?

Segundo pesquisa realizada pela Sercom com 1081 brasileiros, 64% das pessoas preferem ser atendidas nos canais digitais das empresas. Isso mostra como o autoatendimento é importante para as empresas possuírem mais um meio de comunicação com seus colaboradores.

Devido a pandemia, muitos RHs estão atuando à distância e para as empresas que já utilizavam o autoatendimento essa mudança foi mais leve e com menos ruídos de informações.

Outro fator que devemos nos atentar é a comunicação com os colaboradores. Uma empresa que possui um autoatendimento, além das solicitações que o funcionário poderá realizar através do aplicativo, o RH também poderá disponibilizar informativos e comunicações para seus colaboradores de forma mais assertiva. Com uma boa estratégia de comunicação e desenvolvimento de campanhas, esse novo cenário tecnológico pode melhorar o engajamento dos funcionários da empresa. o RH mobile torna a comunicação entre a empresa e seus colaboradores mais simples, de modo que o acesso à informação tende a ocorrer mais rapidamente.

Quais são as solicitações e funções aplicadas ao RH Mobile?

Verificar o holerite

Além de redução de papel, o RH mobile facilita a entrega do holerite para o funcionário. Através de um aplicativo, o funcionário conseguirá verificar seu salário, quais foram os descontos aplicados, suas faltas, acréscimos etc.

Marcação de ponto

A marcação do ponto é muito importante para o RH tanto para verificar a assiduidade de um colaborador, quando para envio de fechamento de folha de pagamento, além de ser uma ferramenta de controle. É através do ponto que o setor de Recursos Humanos é capaz de verificar tanto a frequência de um colaborador quanto o quão responsável ele é com seus horários, avaliando seu histórico de atrasos.

Fazer uma marcação de ponto por meio de um App torna a ferramenta ainda mais eficaz. Nesse cenário de pandemia, torna-se crucial uma empresa adotar um sistema App para marcação de ponto online, mas não somente para funcionários remotos, o ponto por meio de um software ou aplicativo possibilita que o funcionário não se preocupe com filas, que normalmente se formam quando essa marcação precisa ser feita em uma máquina própria

Envio de feedback

Uma liderança que acompanha às tendencias e mudanças do mercado sabe da importância de um feedback bem aplicado e com frequência, tanto em casos de feedbacks negativos e, principalmente, para feedbacks positivos.

Por meio do RH Mobile, o líder pode enviar seu feedback diretamente para o colaborador, sem que a mensagem passe por qualquer intermediário. O que reduz o tempo necessário para a operação e ainda aumenta seus níveis de privacidade.

Quais são os benefícios do RH mobile?

Um dos principais benefícios, como o próprio nome diz, é a mobilidade. Essa mobilidade para o setor e para os colaboradores possibilita uma flexibilidade maior tanto nas solicitações dos funcionários, quando nas demandas do setor.

Além disso, com essa mobilidade, outro ganho que podemos citar é do tempo pois as atividades digitais são mais ágeis. Sabemos como o tempo é precioso, principalmente para os profissionais que estão todo o tempo trabalhando com o capital humano.

Outro benefício é a economia, pois processos mobile tendem a ser economicamente mais viáveis e geram altos níveis de retorno para a empresa. Não é necessário gastar com processos fixos, que envolvem custos estruturais e demandam mais tempo dos gestores.