RH sustentável – entenda os benefícios da relação entre o RH e a sustentabilidade

A conscientização das empresas em priorizar um ambiente sustentável vem crescendo ao longo dos anos e a preocupação com o macroambiente torna-se cada vez mais necessária para que as corporações ganhem mais notoriedade em um cenário competitivo.

Devido aos problemas ambientais que sofremos nos últimos tempos, as grandes empresas reconheceram a necessidade de descobrir maneiras de promover o crescimento econômico sem prejudicar o nosso meio ambiente.

A sustentabilidade passou a ser uma questão de prioridade dentro das empresas, vemos cada vez mais setores de grandes companhias engajando nessa questão e promovendo um desenvolvimento sustentável no ambiente corporativo. Isso porque, além de se destacar como um importante diferencial competitivo no mercado, a adoção de práticas sustentáveis na organização representa o engajamento da empresa com a sociedade, com os colaboradores e com o meio ambiente.  

Como o RH pode ajudar no desenvolvimento da sustentabilidade?

Tornar um ambiente corporativo em um ambiente sustentável vai além da própria preocupação com o meio ambiente em si, pois nas empresas esse conceito abrange desde o bem-estar dos colaboradores até treinamentos sobre a importância de um ambiente saudável para gerações futuras.

O setor de Recursos Humanos é um dos responsáveis por adotar políticas sustentáveis dentro da organização, aplicando ações como treinamentos ou campanhas que tragam tanto o desenvolvimento sustentável quanto o desenvolvimento pessoal da equipe.

Sendo o RH um setor voltado aos funcionários, é ele quem deve trabalhar para reforçar a importância da conscientização sustentável para seus colaboradores, seja dentro ou fora empresa, informando a equipe sobre a importância do tema para o crescimento da empresa, o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente.

Dicas para tornar a sustentabilidade uma cultura na sua empresa:

  • Facilitar a compreensão do termo para os colaboradores através de campanhas, informativos e da comunicação interna da empresa;
  • Elaborar políticas que incluem a sustentabilidade, incentivando a equipe a manter as boas práticas dentro e fora do ambiente de trabalho;
  • Acompanhar o desenvolvimento e a aplicação de projetos de sustentabilidade, visando melhorias nos processos e avaliando o desempenho das ações.

Ações que promovem a sustentabilidade:

Ter como objetivo tornar a sustentabilidade uma cultura organizacional demanda ações diárias na rotina da empresa. Veja abaixo alguns exemplos:

1 – Reduzir o uso de materiais descartáveis

Adotar o uso de materiais reutilizáveis na empresa, causa um grande impacto no volume de lixo produzido pela organização, além de redução de custo.

O consumo de descartáveis como copos, por exemplo, pode ser substituído por garrafas ou canecas pessoais.

2 – Processos digitais

Modernizar alguns processos que utilizam papel pode ser um grande aliado da empresa quando falamos de sustentabilidade e redução de custo.

O RH pode investir em processos mais modernos, como a adoção do holerite digital e ponto online, a digitalização de arquivos e papelada, utilizar comunicação digital etc.

3 – Segregar lixo reciclável

O RH junto ao time de Segurança e Meio Ambiente, podem fazer campanhas para o descarte de lixo consciente, informando os funcionários a importância da reciclagem.

4 – Programas de qualidade de vida

Promover um ambiente de trabalho mais sustentável e saudável para os colaboradores inclui o desenvolvimento de programas que promovam a qualidade de vida, como a prática de exercícios laborais, a realização de exames periódicos e a mudança para hábitos mais saudáveis no trabalho.