Saiba o que é Marketing de Recrutamento e como ele pode auxiliar o seu Recrutamento e Seleção

O termo marketing já é muito conhecido e, com o grande desenvolvimento das mídias sociais, vem ganhando cada vez mais notoriedade no mundo corporativo, com o objetivo de focar suas estratégias em vendas e em atrair e encontrar os consumidores para que eles escolham sua empresa ao invés da concorrência.

Seguindo o mesmo conceito, o Marketing de Recrutamento (inbound recruiting) também cria estratégias para atrair um determinado público-alvo para que esse escolha a sua empresa dentre as demais, no entanto seu objetivo final não é de vendas, mas sim atração de talentos para o Recrutamento e seleção.

Essa ideia desenvolve estratégias de atração e engajamento de talentos, com investimento em divulgação dos valores da empresa para, então, criar identidade com os possíveis candidatos para a vaga divulgada, fazendo com estes estejam em sintonia com a cultura organizacional da empresa. Isso porque as empresas, principalmente as com grande volume de vagas, têm dificuldade de atrair e recrutar os profissionais certo para a vaga certa.

Desse modo, o Marketing de Recrutamento utiliza de canais de comunicação e técnicas que buscam a conversão de profissionais aplicados nas vagas divulgadas pela empresa. Quando a empresa utiliza a ferramenta, o processo de recrutamento e seleção se torna mais assertivo e é onde o match de empresa x candidato ocorre, pois ele irá entender o posicionamento da empresa no quesito cultural e social.

O que ocorre muitas vezes é que a ferramenta pode ser confundida com outra muito importante: a Employer Branding, no entanto é importante compreender que são duas coisas distintas, mas que se completam. O Employer Branding é o método utilizado para criar uma marca forte e notável no mercado, com o uso de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado e da sociedade a respeito de sua empresa como local de trabalho.

Por outro lado, o Marketing de Recrutamento pega as definições criadas pela marca empregadora para tornar a empresa desejável no mercado e aplica os recursos de marketing para atrair e converter talentos.

Não apenas como divulgação de vagas, o marketing de recrutamento tem diversos desafios para conseguir essa conversão assertiva. Um desses desafios é segmentar as vagas para que atinja seu público-alvo. E mesmo que essa segmentação limite o alcance dos candidatos ela é fundamental para deixar o processo mais objetivo e trazer pessoas mais qualificadas e mais compatíveis com a vaga.

As empresas que apostam no marketing de recrutamento deixam a abordagem genérica de lado e passam a direcionar a comunicação para os candidatos que apresentam o perfil ideal para as vagas anunciadas.

Marketing de Recrutamento na prática

Como já falamos, o marketing de recrutamento tem como principal objetivo não apenas atrair os candidatos que estejam dentro dos requisitos básicos das vagas, mas, principalmente, atrair pessoas que tenham valores e características pessoais semelhantes à cultura da empresa. Portanto, compreendemos que a ferramenta auxilia, também, indiretamente a longo prazo na retenção desses talentos.

Na sua prática, esse esforço é orientado através de anúncios com conteúdos criativos, utilizando das redes sociais para atingir os profissionais ideais e convencê-los a realizar a candidatura na vaga divulgada. Por esse motivo é importante ter uma marca bem posicionada em relação aos concorrentes, além de criar descrições de cargos atraentes e de acordo com o perfil de profissional que a empresa deseja para a vaga. Um exemplo disso é utilizar o canal e a linguagem correta para a divulgação da vaga. Em uma vaga de estágio, por exemplo, é importante investir em uma linguagem mais moderna e canais que não são tão óbvios como o Linkedin.

Não apenas as redes sociais farão parte do processo de Marketing de Recrutamento, o esforço inclui também ferramentas como do e-mail marketing, a otimização da ferramenta de busca (search engine optimization) e o social recruiting (recrutamento nas redes sociais, em português). Algumas empresas utilizam até mesmo o CRM e aquisição de talentos para anunciar vagas e manter contato com candidatos qualificados.