Setembro Amarelo – Como a sua empresa pode ajudar na saúde mental dos colaboradores
A campanha do setembro amarelo tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a prevenção ao suicídio e foi idealizada pela ABP, Associação Brasileira de Psicologia, em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
O suicídio ainda é um tabu para muitas pessoas, contudo é necessário endossar o tema, uma vez que os números de suicídios aumentam cada vez mais. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos, com cerca de 800 mil suicídios anuais no planeta.
No contexto organizacional, a campanha do mês de Setembro Amarelo não é obrigatória, no entanto, ela é um movimento coletivo com a finalidade de promover a saúde mental e dar suporte para quem precisa de ajuda. O principal foco da campanha é a divulgação de informações sobre o índice de suicídio e informar as pessoas que devem buscar uma ajuda quando estão em estado de vulnerabilidade.
A melhor forma de ajudar as pessoas nesse quesito é falar sobre e abrir caminhos para comunicação. Muitas pessoas, dentro e fora das organizações, não têm o costume de compartilhar esse tipo de sentimento, pois para elas é um grande desafio falar sobre o assunto. Contudo, existem alguns sinais de alerta que podem salvar a vida de uma pessoa que podemos nos atentar.
Por que implementar campanhas de Setembro Amarelo nas empresas é importante?
O Setembro Amarelo busca não apenas a prevenção do suicídio, mas também trazer informações sobre o tema e quebrar vários paradigmas. A empresa deve, então, falar e agir em prol da saúde mental, abrir debates e deixar o tema acessível para todos. Portanto, as atividades, eventos e campanha adotados para a divulgação do Setembro Amarelo devem estender para todos os outros meses para, de fato, impactar o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários.
Com essas ações, o resultado reflete em benefícios tanto para a empresa quanto para a vida pessoal dos profissionais, impactando na família e na sociedade como um todo. Consequentemente, a equipe desempenhará o seu trabalho da melhor forma possível, atuando com mais qualidade, engajamento e motivação.
Para que a campanha tenha um bom desempenho, várias ações devem ser elaboradas durante todo o mês, como conversas, dinâmicas ou, até mesmo, atividades em grupo. Toda ação, da maior para a menor, fará diferença na promoção da campanha.
A empresa que investe em campanhas voltadas para a saúde e bem-estar dos seus funcionários faz com que o diálogo se torne mais aberto, criando um ambiente mais inclusivo para que todos possam se expressar. E as ações voltadas para o setembro amarelo abrangem um momento para desmistificar as doenças mentais, manter um diálogo aberto e combater o preconceito e discriminação na organização, encorajando quem precisa a buscar ajuda.
Algumas dicas de ações e campanhas para a sua empresa implementar:
Promover Ações Sociais
Escolha uma instituição para contribuir e apoiar, ou faça pequenas ações na região que a empresa está localizada. Promover ações sociais é uma ótima forma de envolver os colaboradores na causa Setembro Amarelo.
Informativos com mitos e tabus sobre saúde mental
Trazer informação para seus colaboradores é uma forma enriquecedora de desmistificar alguns mitos sobre o tema.
Abuse dos cartazes, panfletos e comunicação sobre o tema
Ter um ambiente voltado para a campanha faz com que os colaboradores possam refletir sobre. Faça um painel com uma arte atraente, um cartaz, ou até mesmo vinhetas, se a sua empresa possuir tv corporativa.
Dinâmicas online
Disponibilize um quiz com questões sobre o setembro amarelo e elabore uma campanha para seus funcionários participarem. Faça um ranking com os 3 primeiros colocados.