Software de RH: Como convencer a sua gestão a adotar essa tecnologia

Adotar sistemas que facilitam e desburocratizam o setor de Recursos Humanos ainda é uma novidade que está gradualmente se tornando realidade de algumas empresas.

A pesquisa Panorama de RH no Brasil 2018, realizada pelo Qulture.Rocks, revelou que, embora a maioria dos RHs entrevistados entendam a importância de o setor investir em tecnologia (91%), apenas 15% utilizam, de fato, no seu dia a dia.

Compreendemos, então, que ainda há muito que se caminhar para que todas as empresas tenham esse olhar tech para o departamento de Recursos Humanos. Além disso, nem todas as empresas possuem capital para tal investimento, e quando falamos das empresas que estão caminhando para o futuro, em sua maioria, são empresas de grande porte ou startups que já estão com mindset voltado para tecnologia e inovação.

Aderir um software é o primeiro passo para ter um RH mais ágil, com demandas voltadas à estratégia.

No entanto, se você, profissional de RH, sente que a sua empresa está preparada para investir em tecnologias para o seu setor, mas ainda não deram o primeiro passo, vamos mostrar nesse artigo como você pode convencer o seu gestor a aderir essa tecnologia. Acompanhe!

Explicando a importância de um software de RH

Um software de RH e DP é um sistema que une todas as informações de pessoal e automatiza processos que, manualmente, levariam horas para serem realizados. O principal objetivo do sistema é tirar tudo que é burocrático e sistêmico das mãos dos profissionais de RH.

Isso eleva o patamar da área, pois o tempo que era destinado nesses processos, agora é utilizado para pensamento estratégico, elaboração de campanhas e melhorias de determinados procedimentos.

São esses argumentos primários, então, que devem iniciar o seu discurso para convencer a sua gestão.

Agora vamos melhorar um pouco mais nossos argumentos. O próximo passo será demonstrar quais são suas principais possibilidades e tipos de softwares. Vamos lá?

Folha de Pagamento

Essa é a atividade que mais demanda dos setores de DP e RH. Nesse caso, a tecnologia permite os lançamentos e cálculos de maneira automatizada e ágil, diferente de um processo manual demorado.

Muitos desses softwares possibilitam a entrega do holerite de forma automatizada para os colaboradores, onde eles conseguem verificar através de uma plataforma online.

Recrutamento e Seleção

O processo seletivo demanda muito tempo do time de RH. Analisar currículos não é tão simples assim. Com a tecnologia, será possível fazer uma análise através de inteligência artificial, que irá selecionar os principais currículos conforme os pré-requisitos definidos. Além disso, as plataformas de R&S facilitam a aplicação de testes e divulgam as vagas em vários canais simultaneamente, otimizando todo o processo.

Controle de Ponto

Com um software de controle de ponto, as informações são validadas em tempo real, evitando erro de marcação e deixando a gestão de ponto mais simplificada. A ferramenta ainda possibilita que a empresa controle a jornada dos colaboradores em qualquer tipo de dispositivo, seja desktop ou mobile, de qualquer lugar ligado à nuvem.

Automação dos processos de benefícios

Automatizar a gestão dos benefícios corporativos ajuda o RH a se organizar melhor e cumprir todos os direitos estabelecidos no contrato de trabalho. Além disso, é possível integrar o sistema de gestão com as principais operadoras e seguradoras do mercado.

Controle de férias

Estar atento às férias de todos os colaboradores é uma tarefa que demanda muito tempo e cuidado. Dessa forma, ter um sistema que gerencia esse processo é essencial para que o setor fique mais tranquilo.

O software de gerenciamento de férias irá controlar e alertar o RH sobre os períodos aquisitivos e concessivos e datas de vencimento de férias.

Principais benefícios do software de RH e DP

Para convencer de vez a sua gestão, apresente as principais vantagens de ter um sistema de RH e DP. Para isso, analise o cenário da sua empresa e escolha os benefícios que irão solucionar os problemas do seu setor de Recursos Humanos.

Apesar de o valor do investimento ser alto, é importante ressaltar que essas soluções vão ter um retorno positivo para o setor e, principalmente, para a empresa.

Veja quais são os principais benefícios!

Maior eficiência e produtividade do setor

Estes softwares são baseados em sistema nuvem, isso ajuda a analisar dados de funcionários, medir desempenho, rastrear folhas, processar folha de pagamento, gerar relatórios MIS e muito mais com o clique de um botão.

E, como citamos acima, os esforços antes utilizados em tarefas sistemáticas, passam a ser realocados para uma visão mais estratégica, aumentando a produtividade dos profissionais da área.

Redução de erros

Os times de RH e DP lidam com muita informação e documentação diariamente. Quando os dados são alocados apenas em planilhas, pode haver perda de controle. Além disso, determinados procedimentos, como a folha de pagamento, se realizados de forma manual, com fórmulas de Excel, têm maior chance de erro.

Empresas com muitos funcionários são as que mais sofrem, pois há muita informação. Centralizar tudo em um único sistema de gerenciamento, onde cada usuário irá acessar o mesmo tipo de informação, é o caminho para evitar erros que possam prejudicar a empresa no futuro.

Economia de recursos

Como falamos, investir em um sistema não é barato e a maioria dos softwares de RH tem um custo associado, mas você não deve pensar nisso como uma despesa. Pelo contrário, usar o software de RH é um excelente investimento para melhorar o engajamento dos funcionários.

Como a equipe de RH economizará tempo em tarefas manuais, terá mais tempo para cuidar dos funcionários. Os colaboradores ficam muito mais comprometidos com uma empresa quando se sentem ouvidos e apoiados no local de trabalho. Por outro lado, uma alta taxa de rotatividade custa muito dinheiro à empresa.

Conclusão

Para concluir o seu discurso, lembre-se de apresentar informações confiáveis, basear seus argumentos em fatos e de criar senso de urgência para seus gestores.

É importante, também, estar preparado para apresentar esses dados e ter alguns sistemas em mente, com o valor do seu custo-benefício.

Com esse passo a passo, agora vai ficar mais simples de convencer o seu gestor a aderir um software de RH e DP.

Ainda tem dúvida de como um sistema de RH é ideal para a sua empresa? Entre em contato com o nosso time!