Team Building: o que é e como aplicar na sua empresa

O Team Building é uma expressão que tem como tradução livre a formação ou designação de equipe e, no cenário organizacional, remete a uma série de atividades que auxiliam na integração dos colaboradores.

O trabalho em equipe é um desafio para muitos colaboradores, uma vez que as pessoas são singulares e cada uma possui características diferentes. Por esse motivo, montar uma equipe não é uma tarefa fácil e essa técnica pretende reverter e prevenir esses acontecimentos por meio de diferentes atividades. Com isso, é possível favorecer o clima organizacional e melhorar a integração dos funcionários, aumentando a produtividade.

O que é Team Building?

Team Building é uma ferramenta de gestão de pessoas que utiliza atividades e técnicas com a finalidade de fortalecer a relação entre as pessoas de uma mesma equipe. Um dos seus principais objetivos é tornar o time mais colaborativo, coeso e com objetivos comuns, compartilhando informações e conhecimentos.

Essa metodologia está ganhando espaço no mundo corporativo e, principalmente, no setor de Recursos Humanos, através dela é possível motivar, engajar e aproximar os funcionários, além de que o método poderá gerar aumento da produtividade e potencializar os resultados da empresa.

Exemplificando o Team Building, uma forma de aplicá-lo é realizar atividades dinâmicas ao ar livre com os membros da equipe, como a prática de esportes. Isso ajuda a aprofundar relações, divertir os participantes e agregar valor à cultura da empresa.

Por que utilizar o Team Building?

Integrar equipes com pessoas diversas traz vários benefícios para a organização, pois, ao se relacionar com pessoas de origens, culturas e visões de mundo diferentes, os profissionais do time se tornam mais tolerantes e flexíveis. E essa composição gera um ambiente propício para a criatividade, ingrediente principal da inovação.

Todavia, a diversidade pode, às vezes, dificultar o relacionamento entre as pessoas do mesmo time, uma vez que seus diferentes perfis comportamentais tendem a gerar conflitos. Por esse motivo a importância de promover a união e o espírito de equipe, que tem no team building uma ferramenta poderosa.

Quando as pessoas conhecem melhor o seu time e suas histórias, é mais fácil criar laços uns com os outros e construir alianças em favor de um objetivo comum.

Conheça as vantagens do Team Building:

Motiva os funcionários

A aproximação entre os funcionários e a participação da equipe estabelece a sensação de pertencimento nesses indivíduos. Sendo assim, eles se sentem parte de um grupo e, com essa integração, mais valorizados. Isso resultará em uma equipe com colaboradores mais motivados e em um melhor desempenho, ampliando para demais equipes da empresa, além de espelhar no relacionamento com o cliente.

Aumenta a produtividade

Os mecanismos utilizados no Team Building aprofundam as relações profissionais de modo que esses indivíduos sejam cada vez mais produtivos e qualificados em suas tarefas. O funcionário que trabalha mais contente e feliz com o seu trabalho tende a produzir mais e isso reflete em uma equipe motivada e mais produtiva.

Melhora a colaboração da equipe

Com o Team Building os colaboradores compreendem o objeto de trabalho de cada membro da equipe, além de identificarem as forças e fraquezas de seus colegas. Dessa forma, cada um poderá suportar o colega de trabalho nas necessidades e desafios do cotidiano empresarial.

Essa prática, portanto, resulta em mais colaboração dos funcionários, além de favorecer a gestão de conflitos, gerar mais empatia no time e promover melhores resultados para a empresa.

Senso de responsabilidade

Uma dificuldade em comum encontrada em todas as organizações é fazer com que o colaborador compreenda suas demandas e tarefas e desempenhe um bom papel. Perante o exposto, as técnicas do team Building buscam melhorar a visão que o colaborador tem perante si em prol do time, fazendo com que ele entenda que as suas tarefas irão resultar no coletivo, o tornando mais responsável com suas demandas.

Favorece o surgimento de novos líderes

As atividades em grupo são ótimas para que a gestão possa identificar novos líderes. Percebemos isso quando o colaborador tem como características principais: motivar os colegas e organizar as tarefas. Diante disso, é mais fácil identificar potenciais líderes dentro de um grupo e encorajá-los a cargos de liderança.

Torna o ambiente de trabalho mais leve

Estar em um ambiente que não se sente incluído é um dos principais motivos que gera redução no engajamento e motivação dos funcionários, impactando diretamente no desempenho de suas atividades. Outro ponto é que muitas empresas não sabem a forma correta de estimular a competição de seus colaboradores, prejudicando o clima organizacional e impedindo a formação de uma equipe coesa e dinâmica.

Por esse motivo, aplicar atividades colaborativas, com foco no Team Building, fará com todos do time se sintam bem e confortáveis com os demais colegas. Desta forma, as competições se tornam saudáveis e as dificuldades são enfrentadas como desafios e não problemas, pois os profissionais poderão contar com seu time para superar qualquer obstáculo.