Tendências para liderança em 2024

Muito é explorado sobre as diversas tendências do mercado e de setores específicos para o próximo ano, no entanto, a liderança também é uma seara estratégica quando falamos de novas perspectivas e olhares.

O ato de liderar vem ganhando um papel cada vez mais importante no cenário corporativo e industrial, que conta com lideranças mais preparadas e não apenas com conhecimento técnico, mas também, soft skills que permitem mais assertividade nos processos e nas relações.

É possível notar, também, que as habilidades de liderança precisam passar por reformulações que acompanhem as mudanças externas que impactam diretamente no dia a dia do negócio. Com o “boom” da inteligência artificial, os líderes devem ficar atentos às competências tecnológicas. Isso não quer dizer que as competências voltadas para o social devem ser deixadas em segundo plano, muito pelo contrário, é necessário que eles compreendam que nesse panorama é preciso praticar um malabarismo de habilidades.

Por esse motivo, separamos as principais tendências que a liderança deve focar no ano de 2024:

Inteligência emocional

Pessoas com inteligência emocional são capazes de identificar como estão se sentindo, o que esses sentimentos significam e como essas emoções afetam seu comportamento e, por sua vez, outras pessoas. Portanto, além de conseguirem lidar com suas próprias emoções, pessoas com alto desempenho de inteligência emocional tendem a ser empáticas e atenciosas com os sentimentos alheios.

Existem cinco elementos-chave para a inteligência emocional: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

Visto que essas características são valiosas no mercado de trabalho, essa tende a ser uma habilidade muito importante para os líderes, principalmente em empresas em busca de uma gestão humanizada e cultura positiva.

Comunicação

Sim, a comunicação ainda é uma tendência mesmo em 2024, isso porque quando falamos em trabalho em equipe, esta é uma competência essencial que precisa estar em constante desenvolvimento pela liderança. Além disso, novos estudos acerca do tema são sempre divulgados com pesquisas embasadas, um exemplo é o estudo sobre comunicação não agressiva e humanizada.

É dever do líder comunicar de forma assertiva e eficaz nas demandas do dia a dia e, também, nas reuniões de feedback com as equipes.

Pensamento estratégico

Muitas vezes os líderes não conseguem dedicar um tempo para uma mentalidade voltada para melhoria de processos e desenvolvimento de novas estratégias. Contudo, esta é uma habilidade muito valiosa que pode fazer a diferença no momento de mudanças. É importante que o líder tenha um olhar macro e se retire um pouco da rotina, visando pensar em processos que facilitem as demandas da sua equipe.

Algumas dicas para o líder praticar o pensamento estratégico:

  • Faça uma análise cruzada entre ambiente interno e externo;
  • Tenha todos os objetivos-chave da empresa e trilhe o melhor caminho para alcançá-los;
  • Faça testes de ações inovadoras;
  • Questione-se e questione os processos;
  • Identifique as tendências e antecipe-se;
  • Tenha dados consistentes e trabalhe com eles.

Inovação

De mãos dadas com o pensamento estratégico, a inovação também é uma tendência e, com isso, os líderes precisam fomentar a gestão inovadora. A gestão inovadora é um modelo de gestão que visa melhoria para aumentar a eficiência dos processos. Um procedimento que está em constante melhoria resulta em um bom desempenho geral da empresa.

A inovação vem sendo bastante abordada no contexto empresarial, porque é através de ideias inovadoras que a organização irá ganhar sustentabilidade no mercado, se tornando cada vez mais competitiva.

Resiliência

Como falamos, o mercado está em constante mudança e para liderar nesse cenário é preciso saber se adaptar aos contratempos e alterações repentinas. A liderança precisa ser resiliente para passar confiança e credibilidade a sua equipe em momentos de mudanças e incertezas.

Esperamos que essas dicas ajudem a buscar novas competências de liderança para que os gestores fiquem por dentro dessas principais tendências.