Terceirização de folha de pagamento – tudo que você precisa saber

Você enfrenta problemas na sua folha de pagamento? Ainda usa planilhas para gerenciamento de pessoal? Então, provavelmente, é hora de sair do caos e terceirizar suas tarefas de administração de RH para economizar tempo e dinheiro!

Mas como saber se a terceirização é a escolha certa para a sua empresa? Aqui estão alguns pontos que vão te ajudar a descobrir.

O que é a terceirização de processos de DP/RH?

De forma simplificada, a terceirização do RH significa contratar uma empresa para realizar os serviços burocráticos do RH (ou Departamento Pessoal) da sua organização. Essas tarefas que antes eram executadas internamente, passam a ser realizadas por uma empresa especializada neste ramo.

Aprofundando um pouco mais no assunto, podemos identificar essa relação como uma parceria. Quando você trabalha com outra empresa para ajudá-lo a realizar as funções de RH, você, basicamente, tem uma equipe que irá atuar em conjunto com o setor.

Por que grandes empresas estão terceirizando os processos de RH?

Grandes empresas já entenderam que precisam direcionar seus recursos para seu core business, ou seja, focar no seu principal negócio, que é o fator principal do seu retorno financeiro. 

Posto isso, as empresas estão terceirizando processos que não fazem parte do seu negócio principal para que empresas especializadas possam realizar uma execução mais assertiva desses setores secundários.

Os benefícios não param por aí: ao terceirizar esses processos, as você também consegue utilizar o suporte e tecnologia embarcados, permitindo que a sua equipe se concentre menos nas tarefas administrativas de rotina e mais nas principais oportunidades de negócios e demandas estratégicas.

Quais tipos de atividades são terceirizadas?

Ter um processamento de folha de pagamento tranquilo, conformidade consistente com o RH e funcionários felizes e saudáveis ​​são apenas algumas das coisas que permanecem em mente. Embora essas demandas sejam necessárias para o sucesso de um negócio, elas podem ser destinadas para especialistas do negócio. Confiram algumas demandas que você poderá confiar nas mãos do terceirizado:

Conformidade

Um dos pontos mais delicados do setor de RH é a conformidade nas leis trabalhistas. Quando se depara com um problema de legislação porque você não está familiarizado com as leis trabalhistas, o resultado pode ser estressante e caro.  A terceirização para um parceiro de RH pode ajudar a orientá-lo nas questões de conformidade e ajudar a evitar a violação dos direitos dos trabalhadores.

Folha de pagamento

A folha de pagamento é a principal demanda que as empresas buscam como solução no BPO, isso devido à burocracia e tempo que leva para o fechamento de uma folha. Sem contar que qualquer erro pode gerar uma futura causa de multas ou processo trabalhista. A folha tem validade legal para comprovação de renda e atividade remunerada. Dessa maneira, o documento tem função contábil e fiscal, além de sua importância operacional.

Gestão de benefícios

O time de RH que conta com os serviços de terceirização não precisa se preocupar com a gestão de benefícios, pois uma vez que alinha com a prestadora todos os seus processos, ela será a responsável por gerenciar entradas e saídas de benefícios de acordo com a rotatividade da empresa, informar data de pagamento, além de analisar todas as alterações relacionadas aos benéficos da empresa contratante.

eSocial

Sabemos que o eSocial é uma das obrigações mais importantes da administração de pessoas. Além disso, a ferramenta passou e está passando por diversas atualizações. E essa é uma preocupação que pode ficar de fora da lista do RH. Todos os envios e datas de eventos ficarão sob a responsabilidade da empresa especialista.

Tecnologia

Além de todas essas vantagens acima, outro grande ganho em terceirizar o seu RH e DP é possuir ferramentas que vão otimizar ainda mais o setor: dashboards BI, people analytics, entre outras ferramentas poderosíssimas. Tudo isso irá resultar em mais assertividade nas análises dos KPIs da área.

Por que as empresas que ainda não terceirizam devem considerar a terceirização de folha de pagamento?

Vantagem competitiva! Esse é o principal motivo pelo qual as empresas estão procurando a terceirização de rotinas burocráticas do RH. O melhor de tudo é que quando você trabalha com um parceiro de RH ele também é o seu principal consultor e poderá te auxiliar em todos os processos, até mesmo os processos que continuam internos.

Veja abaixo por que a terceirização é ideal para a sua empresa:

  • As burocracias do setor de RH estão consumindo muito o seu tempo – Não há tempo para desenvolver projetos voltados para o setor, para os colaboradores e para a gestão de pessoas;
  • Seus colaboradores não possuem um portal de autoatendimento – As demandas de dúvidas e solicitações de funcionários são altas, eles não possuem autonomia para solicitar documentações e dependem da disponibilidade e prazo do time do RH.
  • O RH ainda trabalha com muitas planilhas – todas as informações e dados sensíveis da empresa estão em um amontoado de planilhas e fórmulas que se perdem e o time não consegue analisar os dados em tempo real.
  • O RH interno está se tornando caro – Aumenta-se o time para conseguirem administrar todas as demandas, mas nenhum processo segue exatamente à risca e o setor não desenvolve novas ações.

Quanto custa terceirizar a folha de pagamento?

Os custos da terceirização podem variar de empresa para empresa e são baseados em uma variedade de fatores. Além disso, o valor também pode variar de acordo com os módulos que a empresa escolher para compor o todo da terceirização.

Quer saber mais como a terceirização do RH pode trazer diversas vantagens?
Conheça o nosso BPO!