Transformação digital do RH – conheça os principais benefícios dessa nova era

Esse grande fenômeno que mudou a forma de solução de problemas e colocou a tecnologia em primeiro lugar sempre será uma pauta plausível para todo e qualquer tipo de negócio. A transformação digital é uma das mudanças que mais impactaram o cenário mundial, deixando a globalização cada vez mais próxima de todas as pessoas.

A transformação digital impactou todas as partes do negócio e, para o setor de RH, essa transformação é dupla – transacional e transformacional. O transacional engloba os processos de folha de pagamento, gerenciamento de benefícios e de tempo, enquanto o transformacional inclui o gerenciamento de talentos e inteligência de negócio (people analytics e o uso do big data).

Isso nos mostra que transformar as funções do setor de Recursos Humanos tem um impacto muito maior do que apenas criar eficiência e agilidade nos processos, pois essa transformação impacta pessoas. De fato, os benefícios são sentidos por todos os stakeholders da organização: dos funcionários aos gerentes e, claro, do departamento de RH.

São diversas vantagens que a transformação digital traz para a empresa. Por esse motivo, separamos os principais benefícios dessa mudança para o setor de Recursos Humanos. Confira!

Alinhamento entre a estratégia da empresa e gestão pessoal

A inteligência de negócios, como o planejamento da força de trabalho e dados de pessoas, ajuda as organizações a se alinharem melhor à estratégia de negócios. Por exemplo, se a empresa deseja expandir para um novo conjunto de serviços, os dados podem identificar aqueles com habilidades certas e aqueles que precisam ser aprimorados, preparando a força de trabalho para atingir novos objetivos.

Tomada de decisão com dados e informações precisos

Sabemos da importância da tomada de decisão baseada em dados. Com isso, um RH digital entende que investir na potência dos recursos analíticos é fundamental, pois são eles que fornecem todas as informações necessárias para tomar decisões visando o aumento da produtividade, eficiência e eficácia do seu pessoal.

Retenção de talentos

A transformação digital no RH permitiu que os times que comandam os projetos de Recrutamento e Seleção pudessem ter ferramentas melhores, resultando e maior assertividade no recrutamento de novos talentos para a empresa. Além disso, uma empresa que está sempre em busca de processos cada vez mais digitais, tende a ter os profissionais cada vez mais empenhados e motivados, também trazendo um resultado positivo na retenção de talentos e redução de turnover.

Custos de RH mais baixos

No longo prazo, as organizações que investiram na digitalização do RH obtêm enormes economias de tempo e recursos à medida que os processos são simplificados e aumentados. Além disso, ter visibilidade em toda a sua força de trabalho significa que você pode aumentar a mobilidade interna e reduzir os custos de recrutamento externo.

Automação de processos manuais

Quanto mais os processos são digitalizados, menor será o risco de erro humano, além de melhor gerenciamento de itens importantes. Com isso, a equipe de RH pode se concentrar em iniciativas que são estratégicas e trazem mais valor para o negócio.

Visão micro e macro do pessoal

Com uma tecnologia que permite conectar diversos sistemas, fica mais fácil a visibilidade ampla do seu time. Através dessa análise de visão micro e macro do seu pessoal fica mais fácil de identificar gaps e pontos de melhoria.

Sistemas consolidados

Com sistemas interligados que geram dados de maior confiabilidade também é uma forma de ter indicadores mais precisos. Com uma plataforma para todas as necessidades de RH, é provável que os funcionários se envolvam e concluam tarefas sem alternar entre aplicativos ou ficar confusos quanto à funcionalidade.

Análise mais avançada

As análises avançadas não fornecem apenas insights, elas podem provar o impacto do trabalho do RH e ajudar a equipe a estar pronta para auditoria.