Folha de pagamento com uma gestão mais estratégica

Gestão do Custo do Seu Produto ou Serviço

O custo da mão de obra envolvida na produção ou na prestação de serviços pode ser gerenciado pelas informações da folha de pagamento. É na folha que são contabilizados todos os custos envolvidos e não estamos falando apenas dos salários, mas também dos encargos, horas extras e todos os adicionais pagos aos empregados.

Gestão do Absenteísmo

Cuidar dos indicadores de absenteísmo é fundamental! Na folha de pagamento você pode acompanhar não apenas os custos com as ausências (atrasos e faltas), mas também pode gerenciar os indicadores de afastamentos motivados por doenças (atestados médicos) ou por outras licenças previstas na legislação (maternidade, paternidade, casamento, etc.)

Gestão do Turnover – É por meio dos registros da folha de pagamento que a empresa consegue monitorar a rotatividade de empregados e também gerenciar o seu quadro de pessoal.

Gestão de Benefícios

Na folha de pagamento também devem ser contabilizados todos os custos indiretos envolvidos na contratação, especialmente os que envolvem a concessão de benefícios. Além do desconto do valor que é feito diretamente do empregado, a folha deve contabilizar o custo da parte custeada pela empresa e a soma dos dois valores é o valor total dos benefícios concedidos. É por meio desses dados que você vai gerenciar o seu custo de e também conferir os valores pagos aos fornecedores de benefícios.

Outros controles importantes

Um sistema de gestão da folha de pagamento com informações atualizadas é uma fonte riquíssima de dados para gestão estratégica do negócio. É por meio dessas informações que você vai gerenciar o cumprimento de cotas legais determinadas pela lei trabalhista, como por exemplo, a contratação de aprendizes e pessoas portadoras de deficiência; Acompanhar o nível de formação escolar dos seus profissionais e até mesmo, poder mapear outros dados relevantes para o seu negócio.

Portanto, fique atento a essa importante ferramenta!