A queda das planilhas e a ascensão do People Analytics
É muito comum que empresas que estão iniciando seus processos ainda não tenham capital para investir em sistemas de Recursos Humanos. Quando a empresa é pequena ou relativamente nova, não há muitas informações complexas para o RH operar. Por esse motivo, iniciar o setor com controles realizado através de planilhas é a opção mais viável para as empresas de pequeno porte.
Isso permite que a área de Recursos Humanos tenha mais conforto e flexibilidade no uso de ferramentas de planilhas. Foi uma progressão natural sair das marcações de papel dos registros de espelho de ponto, folha de pagamento ou gerenciamento de licenças e migrar para alguns sistemas mais digitais. Contudo, as planilhas ainda são uma realidade no setor. E para empresas pequenas, com pouco fluxo de colaboradores e equipes de pequeno a médio porte, manter um registro manual não é realmente difícil. Basta uma pessoa com conhecimentos básicos de informática para fazer o gerenciamento do dia a dia em planilhas.
Este método de gerenciamento funciona, mas por um tempo determinado. À medida que as pequenas e médias empresas crescem e expandem suas operações, os processos de RH também evoluem e se expandem. As tarefas se tornam mais complicadas e as planilhas ficam ineficientes para fornecer dados e análise em tempo real ou de outra forma. As ferramentas que antes eram fáceis de usar e flexíveis para realizar cálculos e análises se tornam insustentáveis e sujeitas a grandes erros.
Por que não usar planilhas?
Segurança da informação
Uma planilha pode ser protegida por senha, mas esse é o máximo de segurança que você conseguirá aplicar quando se trata de restringir quem pode usá-la, visualizá-la e modificá-la. No próprio arquivo, não existe um firewall que permita apenas que os arquivos sejam visualizados por determinadas pessoas. Os dados são vulneráveis a alterações e, conforme mais pessoas possuem acessos, eles ficam mais suscetíveis a serem corrompidos.
Preenchimento manual pode ocasionar erros
Ao gerenciar cálculos complexos para organizações de tamanho considerável em planilhas, você estará sujeito a erros humanos. Especialmente quando as planilhas são gerenciadas por várias pessoas, o risco de manipulação é alto.
Atrasa a tomada de decisões
A análise de dados em planilhas pode levar um tempo excessivamente longo para gerenciar. Com as funções de extração de dados, processamento de informações, preparação de relatórios e análises, o processo fica muito demorado e é um caminho obsoleto para uma tomada de decisão rápida.
Não confiável para escalabilidade e precisão
Muitos profissionais da área de Recursos Humanos podem interferir no banco de dados, uma vez que é possível modificar toda a planilha. À proporção que as operações de negócios se expandem e o gerenciamento de pessoal se torna mais colaborativo, as planilhas se tornam um banco de dados insustentável e não confiável para informações precisas.
Mas o fato é que ferramentas de planilhas gratuitas, prontamente disponíveis e facilmente gerenciáveis são um imenso suporte para pequenas empresas, o que consequentemente levou ao seu uso extensivo. No entanto, o conforto da familiaridade oferecido pelas planilhas pode resultar em prejuízos para a organização. Não é voltado para enfrentar os desafios de uma organização em crescimento com processos de RH em evolução, ainda mais com as novas possibilidades de trabalho remoto.
O RH precisa intensificar seus processos. Como eles mudaram de registros em papel para planilhas, chegou a hora de aplicativos baseados em nuvem análise de pessoas e soluções para assumir.
People Analytics pode ser a solução
A mudança para soluções automatizadas de análise de pessoas não é um bicho de sete cabeças. Os sistemas de mercado, em sua maioria, são intuitivos e permitem que as atividades administrativas sejam descomplicadas.
Análises e relatórios inteligentes são incorporados a todas as funções orientadas aos funcionários, facilitando o registro de dados sobre engajamento, produtividade, aprendizado e crescimento.
Quer saber mais sobre o People Analytics e suas principais vantagens, acesse a nossa matéria: People Analytics: entenda o que é e como aplicar na sua empresa.
Você sabia que, além de cuidar da sua folha de pagamento e fazer a gestão de benefícios, a Exímia ainda disponibiliza um sistema de ponta para o seu RH não precisar se preocupar com o banco de dados e informações importantes.
Além disso, com o sistema é possível gerar relatórios em tempo real, contando com mais de 200 Modelos padrão do produto!
Conheça mais sobre os nossos serviços!