Futuro do trabalho: maneiras para o RH se preparar para futuras mudanças
A automação é um assunto que está em pauta e cada vez vem ganhando mais força conforme seus progressos. Os avanços tecnológicos vêm ajudando pessoas e empresas a se desenvolverem desde a Revolução Industrial e muitas mudanças ocorreram desde então.
Um ponto muito discutido nesse aspecto é o futuro do trabalho: ainda teremos os nossos empregos no futuro? Os robôs vão dominar o mundo? Diversos questionamentos surgem quando novas mudanças estão chegando. Segundo a pesquisa The way we work – in 2025 and beyond, a automação fará com que 20 a 30% dos empregos se tornem obsoletos nos próximos 5 a 10 anos, mas apenas 16% das empresas se sentem prontas para essa mudança.
Essas novas tendências podem mudar drasticamente o modelo de atuação do RH – não apenas em um futuro distante, mas também hoje. Não há uma bola de cristal para saber exatamente o que estar prestes a acontecer, mas vamos ver mais alguns dados da pesquisa e compreender um pouco mais esse cenário.
Ainda segundo o relatório, 50% dos participantes da pesquisa disseram não estarem prontos para as mudanças no local de trabalho, além disso, 70% relataram não haver uma equipe de RH dedicada para tendências digitais e transformações culturais decorrentes dessas mudanças. Quanto menor a empresa, menos recursos ela possui para esse tópico. Além disso, muitas empresas estão destinando o seu RH para o gerenciamento e compliance, deixando de lado a parte digital.
A estimativa é que até 2025 diversos setores tenham empregos voltados para pessoas com habilidades totalmente aderentes à tecnologia, ou seja, capacidades físicas ou de processos engessados serão deixados de lado.
Isso demonstra que o setor precisa dedicar esforços e recursos para se preparar para agir estrategicamente com as mudanças do futuro do trabalho. No futuro, poderá ter uma função dentro do RH focada exclusivamente em prioridades de negócios selecionadas, reunindo todos os conhecimentos relevantes de RH para fornecer um suporte coordenado ao novo rumo do mercado.
Quais são as principais mudanças do futuro do trabalho?
Estrutura do RH
O RH será totalmente digital, isso porque, além das aplicações e sistemas que o setor pode utilizar para diversas demandas, o uso do big data para compreensão da força de trabalho já tem um papel fundamental para a formação de RH mais estratégico. 81% dos participantes dizem que o RH seguirá a tendência da digitalização, com trabalho transacional terceirizado.
Gestão de talentos
A mudança de cargos que o mercado irá sofrer com o avanço tecnológico possibilitará que diversos novos modelos de carreia surjam. De acordo com a pesquisa, 49% dos participantes acreditam que os profissionais do futuro trabalharão para mais de um empregador. Como resultado, o RH terá como desafio gerenciar os talentos e o panorama de novos modelos de carreira.
Cultura organizacional
O avanço tecnológico já tem um impacto atual na cultura das empresas, podemos citar como exemplo a mudança de modelo de trabalho do presencial para o remoto, isso influencia diretamente na dinâmica da empresa, resultando em uma cultura diferenciada.
Portanto, com mais mudanças chegando no horizonte, é hora do RH começar a identificar quais serão os próximos passos na gestão de pessoas e analisar possíveis alterações na mudança cultural. Isso poderá impactar em um novo modelo de política interna, de condutas, entre outras mudanças.
Como o RH pode se preparar para esse cenário?
Sendo o setor que lida com a gestão de pessoas diariamente, o RH precisa estar preparado para a nova forma que o mercado de trabalho está tomando e alinhar suas expectativas com essa realidade.
É difícil prever o futuro de forma 100% eficaz, todavia, há algumas ações que o setor pode adotar para que os impactos não sejam prejudiciais e, melhor, consiga desfrutar desses momentos de grandes mudanças. Vamos lá:
- Não resistir às novidades
Muitas empresas demoram a compreender que algumas mudanças, principalmente aquelas relacionadas à tecnologia, precisam ser abraçadas imediatamente. Resistir às novidades e esperar muito tempo para tomar decisões pode ser um risco para o negócio e a organização também pode ficar para trás em alguns aspectos.
Enfrentar processos de grandes mudanças não é fácil, no entanto, a resiliência é a chave para as empresas continuarem obstinadas no seu propósito.
- Aprendizagem contínua
A aprendizagem contínua deve ser um ponto estratégico importante para a equipe de treinamento e desenvolvimento desenvolver e aplicar para todos os níveis de hierarquia. Esse método de ensino enfatiza o conhecimento constante mesmo para os profissionais que possuem anos de empresa, ou seja, o investimento no estudo e na qualificação profissional constante, onde não deve ter um fim, deve ser independentemente do nível atual de capacitação da pessoa e tempo de serviço.
Saiba mais sobre esse método na nossa matéria Lifelong Learning.
- Acompanhar as tendências
Não basta apenas ser resiliente no processo de adequação da empresa no futuro do trabalho, é imprescindível que todos os setores da organização estejam emprenhados nas tendências. Isso envolve compreender o modo como a inteligência artificial, automatização, análise de dados e outros procedimentos estão influenciando o campo profissional.
- Promover uma cultura voltada para a inovação
Por último, é responsabilidade do setor de Recursos Humanos fomentar uma mentalidade de inovação. Estimular a cooperação entre grupos, facilitar o intercâmbio de conceitos e disponibilizar meios para concretizar projetos inovadores são maneiras de incitar a originalidade e o empenho na busca por soluções revolucionárias.