O que os estagiários esperam no seu primeiro contato com o mercado de trabalho

O primeiro emprego a gente nunca esquece, não é mesmo? Com a possibilidade de estagiários iniciarem a sua carreira com uma carga horária reduzida, muitos conseguem conciliar estudo e trabalho e, melhor, colocar a teoria, na prática.

Essa é a principal premissa do programa de estágio, que é regido pela Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Portanto, para contratar um estagiário, a empresa precisa cumprir alguns deveres, como:

  • O período de estágio – que deve ser de até dois anos em uma única empresa. Após esse período, o contrato só poderá ser renovado se o estagiário for pessoa com deficiência.
  • Conceder ao estagiário um seguro de acidentes pessoais durante todo o período do contrato. Ele deve ter cobertura para morte e invalidez permanente provocadas por acidente, de forma total ou parcial.

Para saber mais informações sobre como contratar um estagiário, acesse a nossa matéria completa sobre o tema clicando aqui.

Agora, por outro lado, o que os estagiários esperam de uma empresa?

O relatório “Perfil dos Estagiários e Candidatos a Estágio no Brasil 2024”, conduzido pela Companhia de Estágios, responde esse questionamento. Eles estão em busca de mais do que apenas experiência em suas áreas de estudo, valorizando empresas que oferecem flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento.

Sabemos que muitos estagiários não são jovens em busca de um primeiro emprego, ainda há espaço para pessoas em transição de carreira. No entanto, em sua maioria, são pessoas da Geração Z (64%).

De acordo com uma pesquisa da Monster, os entrevistados da Geração Z são incentivados por dinheiro e ambição. Contudo, 30% aceitariam um corte salarial de 10 a 20% para trabalhar para uma empresa com uma missão com a qual se preocupam profundamente.

Ou seja, o propósito é o que move essa geração. Organizações com um propósito bem definido costumam atrair o interesse da geração Z. Para eles, os objetivos bem definidos norteiam as ações e estimulam a motivação no trabalho.

Os estudantes, tanto os que já estão empregados quanto os que estão procurando o primeiro emprego, indicaram que a principal motivação para buscar uma vaga nessa modalidade é “adquirir experiência profissional”, enquanto apenas 36% mencionaram razões financeiras.

Além disso, o estudo também revelou que 80% dos estagiários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com suas vagas, e 66% disseram que suas vidas acadêmicas foram positivamente impactadas pela oportunidade. Apenas 1% dos estagiários relatou estar muito insatisfeito com a experiência do estágio, mesma porcentagem daqueles que afirmaram que suas atividades acadêmicas foram prejudicadas pelo estágio.

Principais expectativas dos estagiários

Segundo a apuração do GlassDoor, baseada nas avaliações do Love Mondays, os estagiários estão em busca de 5 pontos-chave para a sua experiência de estágio. Veja!

Ambiente de trabalho

Eles buscam locais de trabalho que são mais livres e despojados, que enfatizam e reconhecem a individualidade das pessoas e conseguem trabalhar em grupo de forma leve. Lugares que incentivam jogos de interesse não atraem esses talentos.

Salário

Embora estagiários tenham uma remuneração inferior, devido à baixa carga horária, este ainda é um ponto relevante para eles, uma vez que muitos ainda precisam pagar a mensalidade da graduação.

Benefícios

Como citado, a flexibilidade é um dos principais fatores que os estagiários buscam nas empresas. Então benefícios como: poder trabalhar de casa em alguns momentos e dedicar-se aos estudos em semanas de provas são ações que eles valorizam.

Empresa de renome

Segundo o artigo, os estagiários também almejam trabalhar em empresas reconhecidas no mercado. Isso está relacionado ao fato de que essas empresas são conhecidas por qualificarem os estagiários, acima de tudo.

Trabalho em equipe

O trabalho colaborativo é altamente valorizado pelos estagiários e pelas gerações mais jovens. Eles consideram fundamental ter colegas competentes que possam ensinar e apoiar no dia a dia. Compartilhar tarefas com pessoas habilidosas que contribuam tanto para o crescimento da empresa quanto para o desenvolvimento do próprio estagiário é visto como uma maneira eficaz de se tornar um profissional de qualidade.