O uso de tecnologia para um RH mais humano

Entramos em uma nova era da tecnologia e estamos presenciando uma mudança de cenário nas empresas com as novas possibilidades que o mundo digital está trazendo. Entendemos que essa perspectiva tecnológica já está presente em indústrias antes de chegar aos escritórios, portanto, sabemos que para os setores que ficam atrás das telinhas de computadores realizando processos manuais e repetitivos a automação desses processos pode ser uma novidade.

Para além de facilitar processos que, até então, eram repetitivos e cansativos, a era digital está possibilitando novas maneiras de uma empresa comunicar e se relacionar com seus funcionários. E o principal setor envolvido com relação aos funcionários, o RH, está se moldando para esse novo cenário.

O profissional do RH está se dedicando cada vez mais em processos voltados para desenvolvimento dos funcionários e deixando os processos diários, que eram mais analógicos, automatizados. Com a automatização desses processos, o RH abre a possibilidade de se transformar, aos poucos, em uma área mais voltada para o capital e desenvolvimento humano.

O que antes eram quadros de avisos com papéis hoje é uma televisão que passa as comunicações, o que era um holerite impresso, hoje é um app que possibilita que o funcionário acompanhe o seu ponto, suas horas trabalhadas, entre outras mudanças que o RH está passando para esse novo molde.

E com essas mudanças, a empresa que seguir essa nova tendência, terá mais retorno positivo e mais engajamento da parte de seus funcionários, pois esses colaboradores criam identidade com as empresas que investem nessa conexão.

Para você começar a moldar o seu RH, vamos dar 5 dicas de como usar a tecnologia para deixar o RH mais humano:

Utilize ferramentas de gestão

Ferramentas que possibilitam a visualização do desenvolvimento dos seus funcionários facilitam o processo de tomada de decisão. Dashboards são uma ótima escolha, pois além de conter todos os dados, ele te mostra as métricas e os indicadores importantes para traçar metas para a sua empresa.

Automatize suas tarefas

Como já apontado nessa matéria, a automatização de tarefas manuais é o primeiro passo para você se dedicar mais para o desenvolvimento do capital humano na sua empresa.

Planeje programas de engajamento

Programas ou campanhas de engajamento são fundamentais para as empresas que almejam uma boa cultura organizacional. Os funcionários engajados são peças principais de uma organização. Portanto, utilize da tecnologia para inovar em campanhas, vídeos, aplicativos e interação virtual. Esses são pontos que o seu RH pode aproveitar para manter o funcionário conectado com a empresa.

E-learning

Torne o processo de treinamento e desenvolvimento mais fácil com treinamentos online e incentive os colaboradores a crescerem com a companhia.

Invista em tecnologia

O processo de humanizar o RH com o uso da tecnologia vem da premissa de que a tecnologia encurta distâncias, mas ainda assim aproxima as pessoas. Trabalhar com equipes para extrair o que há de melhor em cada um é o principal diferencial entre as organizações que seguem em alta no mercado e as que não acompanham mudanças e tendências e acabam ficando para trás.

Todo esse processo é necessário para a construção de uma cultura bem estruturada, e o retorno desse investimento será notado quando as práticas citadas acima estiverem enraizadas na rotina da empresa.