Por que as ações de treinamento e desenvolvimento precisam estar no radar das empresas?

O Treinamento e Desenvolvimento (T&D) é uma divisão do RH responsável pela capacitação dos colaboradores, e em tempos de alta tecnologia, automação e demandas cada vez mais complexas, as empresas precisam contar com um quadro de funcionários qualificados.

Não é apenas a formação de um profissional que irá capacitá-lo para todas as tarefas do seu dia a dia, para isso, a empresa precisa definir quais são as habilidades necessárias que cada área demanda e aplicar os treinamentos corretos de acordo com esse levantamento.

Por esse motivo, o setor de RH possui um papel importante de compreender o cenário da empresa e desenvolver a melhor estratégia de treinamento e desenvolvimento. Isso envolve um processo que inicia na definição dos treinamentos e finaliza na sua aplicabilidade e análise de resultados. Vamos entender um pouco mais sobre o que engloba o T&D (Treinamento e Desenvolvimento) e por que essas ações precisam estar no radar do RH. Acompanhe.

Qual é o objetivo do T&D?

Segundo dados da Pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, o planejamento estratégico é um dos principais critérios para definição da verba anual para T&D. Por isso, desenvolver um planejamento de treinamento e desenvolvimento sem objetivos traçados pode não ser eficiente, e será um desperdício de recursos tanto para a organização quanto para o pessoal. Uma estratégia de T&D bem executada poderá trazer muitos benefícios que a empresa muitas vezes nem considera.

Inclusive, um dos principais objetivos do treinamento e desenvolvimento é colocar em prática as estratégias definidas, ou seja, reduzir o espaço entre o planejamento e a execução, pois através dos treinamentos corretos os profissionais ficarão aptos para realizar seus trabalhos de forma eficaz, além de colocar em prática os planos e metas da organização.

Outra finalidade importante é a valorização dos colaboradores. Uma vez que a empresa investe e capacita seus profissionais, faz com se se sintam reconhecidos, e mais, abre oportunidades de crescimento e desenvolvimento dos colaboradores. As vantagens são diversas, pois a soma de engajamento com novas habilidades resulta no aumento de produtividade.

Por último, um dos principais objetivos do T&D é a capacitação para o uso de novas tecnologias. Como falamos no início da matéria, as tarefas que envolvem processos tecnológicos, uso de ferramentas digitais e automação estão em alta, com isso, é preciso preparar os profissionais para o futuro do trabalho. Manter-se atualizado com o cenário atual e compreender as tendências é uma maneira de se sobressair no mercado, aproximando-se dos consumidores por meio de melhorias e inovações com novas ferramentas.

Quais são os principais tipos de treinamentos?

Treinamentos operacionais

A base de uma organização é a sua operação, seja na prestação de serviços ou na venda de produtos, por isso, os profissionais que executam o produto final precisam compreender todas as etapas para produzir de forma assertiva.

Alguns exemplos de treinamentos operacionais são:

  • Vendas;
  • Atendimento;
  • Franquias;
  • Produção;
  • Logística.

Liderança

Ter uma liderança eficiente ainda é um desafio no cenário das empresas, mais da metade dos líderes declararam que encontram obstáculos para aplicar uma nova abordagem de liderança. Esses dados demonstram como ambos os lados (líder e RH) precisam estar em sintonia para conseguirem caminhar rumo ao sucesso. A obtenção da certificação demonstra que os líderes entendem os padrões criados pela cultura e valores da empresa.

Integração

Sim, a integração é o primeiro treinamento da jornada do colaborador. É ela a responsável por alinhar o novo colaborador com a cultura organizacional, além de apresentar os valores da empresa, as metas do negócio, as interações cotidianas com colegas, os procedimentos internos e, evidentemente, as tarefas diárias que compõem sua rotina de trabalho. É importante que essa etapa seja também uma forma de acolhimento do novo membro.

Soft Skills

As soft skills são habilidades comportamentais, emocionais, mentais e sociais, ou seja, tudo que é relacionado à maneira como um indivíduo se comporta e reage diante de situações vivenciadas. Esses conhecimentos são exclusivos da personalidade e podem ser naturais ou desenvolvidos ao longo do tempo.

Hard Skills

Em contrapartida, as hard skills são competências técnicas que a pessoa desenvolve ao longo de sua vida através dos estudos ou da prática. Em geral, são adquiridas por meio de cursos, graduações, especializações, treinamentos, livros ou até mesmo com a experiência de trabalho. Por esse motivo, é importante que a empresa trace um planejamento de acordo com a bagagem do colaborador. Em outras palavras, o RH deve entender o histórico de aprendizagem técnica do profissional para aplicar novas habilidades e não conteúdo repetitivo.

Aprendizado contínuo

Outro ponto de atenção para o RH em relação ao T&D é a aplicação contínua de treinamento, nesse sentido, novas estratégias surgem para que os talentos possam sempre estar atualizados. O Lifelong Learning é uma estratégia que pode partir do próprio funcionário, mas o setor de Recursos Humanos também pode utilizá-la para melhorar ainda mais o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Tendo a sua tradução não literal como “aprendizado ao longo da vida”, o lifelong learning se baseia no conceito da educação contínua, ou seja, enfatiza o investimento no estudo e na qualificação profissional constante, onde não deve ter um fim, independentemente do nível atual de capacitação da pessoa.

Essa ideia ainda reforça que nunca é cedo ou tarde para aprender, ou até mesmo reaprender, algo. Os profissionais de uma organização precisam estar abertos a aprender novas técnicas e conhecimentos do mesmo modo que a empresa precisa estar preparada para desenvolvê-los.

Saiba mais sobre o Lifelong Learning.

Investimento na capacitação

Um estudo realizado pela Training Industry Report revelou que no ano de 2021 grandes companhias investiram uma média de 17 milhões de dólares em capacitação para seus colaboradores. Da mesma forma, pequenas empresas também aumentaram seus investimentos em treinamentos em mais de US $ 340.000. Isso demonstra que as empresas estão incentivando a cultura de aprendizado.

Dados do LinkedIn ainda apontam que cerca de 64% das pessoas afirmaram que a cultura de aprendizagem se fortaleceu ao longo de 2021. Esse é um primeiro passo para que o RH entenda a importância do T&D e desenvolva estratégias cada vez mais inovadoras.