Social hiring: entenda sobre a nova tendência de recrutamento e seleção

A forma de interação social vem mudando com o avanço das redes sociais. Em 2023, 85% dos brasileiros acessaram as redes sociais, dentre todas, as principais acessadas foram o WhatsApp, YouTube e Instagram.

Com isso, é importante repensar os processos organizacionais que envolvem interação social. Assim como alguns setores estão a frente dessas mudanças, como o Marketing, por exemplo, o RH, que também trabalha com o público, precisa pensar em inovações que possibilitem melhorias nesses processos.

Das diversas atividades que o RH realiza, o recrutamento e seleção é a que demanda mais interação com o público geral. Diante disso, muitas empresas já estão utilizando as redes sociais para atrair e prospectar novos talentos, praticando o social hiring.

O que é social hiring?

O social hiring é o termo utilizado para a prática de recrutamento através das redes sociais. Essa prática utiliza as principais redes ou até mesmo blogs e fóruns para alcançar, compartilhar ofertas de emprego, estabelecer contatos com profissionais e pesquisar potenciais candidatos a empregos.

Por que utilizar o social hiring?

Alta das redes sociais

Um estudo do Aberdeen Group descobriu que 73% dos millennials utilizaram as redes sociais para procurar vagas de emprego. Este é um dado que as empresas não podem ignorar. Com esse grande alcance, as redes sociais abriram espaço para que mais pessoas tenham acesso às informações da organização e, consequentemente, às vagas anunciadas.

Marca empregadora

A marca empregadora é um método utilizado para criar uma marca forte e notável no mercado, com o uso de técnicas e ferramentas para gerar uma percepção positiva do mercado e da sociedade a respeito de sua empresa como local de trabalho. Por este motivo, esta é uma oportunidade de criar laços antes mesmo da escolha e decisão do candidato escolhido, sendo uma grande vantagem da marca empregadora se destacar entre as demais empresas.

Com o social hiring é possível que as empresas apresentem a sua cultura organizacional, seus princípios e sua equipe de maneira genuína e clara. Isso contribui para consolidar a reputação da empresa e atrair candidatos que desejam não apenas um cargo, mas também integrar a um ambiente que ressoe com seus valores e identidade.

Competitividade

Outro ponto que vem sendo um desafio para recrutadores é a escassez de talentos, que atingiu o índice mais alto dos últimos anos. Cerca de 4 em cada 5 empregadores relataram dificuldade para encontrar talentos em 2023.

Por isso, a busca por talentos se torna cada vez mais competitiva no mercado. Nesse ponto, o grande alcance do social hiring ajuda as organizações a aumentarem o seu banco de talentos.

Quais são as formas de usar o social hiring?

Mídia paga – Se a empresa ainda não tem uma marca empregadora forte e deseja um público específico ou tem urgência, ela pode divulgar a vaga através das mídias pagas como o Meta Ads ou LinkedIn Ads. Dessa forma, ela conseguirá segmentar o público e terá resultados mais rápidos.

Mídia Orgânica – Agora, se a empresa já está trabalhando a sua maca nas redes sociais e tem o tom de voz definido, fica mais fácil de buscar talentos realmente interessados na sua empresa. A divulgação pode ser feita de forma orgânica, ou seja, não há necessidade de impulsionar a publicação da vaga através de pagamento.

Tipos de público-alvo

Candidatos passivos – são aqueles que não procuram ativamente um novo emprego. No entanto, eles podem estar interessados ​​em outras funções ou buscando outra área de atuação.

Postar com frequência auxilia na visibilidade da empresa para esses candidatos passivos enquanto eles navegam em seu feed. Considere também usar vídeos para se conectar com esses candidatos – os vídeos são altamente envolventes e podem informar rapidamente os candidatos passivos sobre sua empresa, sua cultura e o emprego que você está oferecendo.

Candidatos interessados – são pessoas que estão buscando oportunidades, como primeiro emprego ou recolocação. Embora seja mais fácil de realizarem o cadastro, alguns candidatos interessados ​​podem ter algumas hesitações ou dúvidas sobre a vaga aberta. Com as redes sociais, eles podem enviar mensagens diretas e comentar suas postagens. Se você interagir com as perguntas deles, poderá começar a construir relacionamentos profissionais antes mesmo de obter uma inscrição.

Qual é a melhor rede social para recrutamento?

Muitos podem achar que o LinkedIn é a única ferramenta possível para realizar o recrutamento de candidatos, mas as outras também podem ser grandes aliadas. Vamos analisar cada uma.

LinkedIn

O LinkedIn é a plataforma de mídia social mais popular para recrutamento de empregos. Como o site foi projetado pensando no networking profissional, ele possui ferramentas que tornam a publicação de empregos e a aceitação de currículos incrivelmente fácil. O LinkedIn também oferece otimização de postagens, que permite promover suas ofertas de emprego.

Instagram e Facebook

Já no Instagram e Facebook, pertencente ao Meta, o objetivo deve ser diferenciado. Nessas redes o investimento deve ser voltado na construção da marca empregadora, como falamos acima, para as pessoas conhecerem mais sobre a sua empresa. É por meio desses canais que o RH precisa divulgar todas as qualidades, mostrar como é o dia a dia e deixar as pessoas apaixonadas pela empresa. Agora, que seus seguidores estão engajados, é o momento certo para divulgar suas vagas!

Tiktok

Como falado no início do artigo, grande parte dos millenials busca emprego pelas mídias sociais. Agora, com a nova geração chegando no mercado de trabalho, é preciso entender como captar esses talentos. O TikTok é uma rede social que vem ganhando muitos usuários e destaque, principalmente pela Geração Z, e não é feita apenas de dancinhas e trends. Isso porque, quando acessamos a mídia, nos deparamos com diversos tipos de conteúdo e nichos. Muitos influenciadores dão dicas sobre carreira, mercado de trabalho e tecnologias importantes para profissionais.

Esse também pode ser um bom ambiente para conseguir grandes talentos. Entenda por que o TikTok pode ser uma ferramenta estratégica para o seu RH.

Quais são as vantagens de usar as mídias sociais para recrutamento?

As empresas que utilizam o social hiring desfrutam de uma série de vantagens:

  • O custo por locação é significativamente reduzido.
  • É possível selecionar candidatos com mais facilidade.
  • As vagas podem ser preenchidas mais rapidamente.
  • Acesso a candidatos mais qualificados.
  • Os recrutadores podem encontrar mais candidatos por meio de referências, seguidores e networking.
  • Possibilita encontrar candidatos para preencher funções ultra específicas.