Tendências do RH para 2022

Nesse ano de 2021 presenciamos muitas mudanças no setor do RH. Com a pandemia do corona vírus, muitas empresas precisaram repensar estratégias voltadas para o setor de gente e gestão. A tecnologia, até pouco tempo sem muita visibilidade para o setor, tornou-se primordial.

Quando pensamos nas tendências para o RH para 2022 ainda estamos pensando em tecnologia e como os processos ainda podem se tornar mais otimizados. Isso tudo porque apesar de estar se desvinculando aos poucos das burocracias, o setor demanda de muitos processos e novas atividades.

Que a transformação digital torna o setor de RH mais estratégico nós já sabemos, inclusive temos uma matéria bem interessante na qual falamos do RH do futuro. Contudo, a tendência de maior transformação do setor para 2022 é a humanização do RH. Com o RH 5.0, seu conceito está correlacionado com as novas tendências do Recursos Humanos, assim como no RH 4.0, o setor ainda está implementando tecnologias avançadas, no entanto, com a quinta etapa, uma nova mentalidade é habilitada estratégia do negócio e foco nas pessoas.

Vamos explorar um pouco mais as tendências para o RH em 2022:

Gamificação

Começando pela tecnologia e transformação digital, muitas empresas já têm o mindset de um RH mais voltado para as novas gerações. Utilizar dos games para processos rotineiros pode transformá-los mais divertidos e interessantes. Sua aplicação em treinamentos, por exemplo, pode ajudar no entendimento e integração dos ensinamentos.

Admissão digital

A subdivisão do RH de Recrutamento e Seleção também está caminhando para o digital, assim como a gamificação citada acima pode ser utilizada nos processos de recrutamento, a admissão digital também facilitará na hora que o candidato for selecionado. O setor não precisará mais se preocupar com as papeladas da documentação e não perderá mais tanto tempo nesse processo burocrático.

RH mais social

O setor poderá utilizar ferramentas sociais para estimular comportamentos no desenvolvimento do negócio. O discurso de uma organização pode impactar a sua imagem como um todo, principalmente entre os seus colaboradores que, muitas vezes, são seus porta-vozes perante a sociedade. Por esse motivo, é interessante que o time de RH possua profissionais voltados para a área de marketing, que possam realizar essa divulgação.

Novas gerações

Uma das preocupações do RH é a mudança de geração. Nem todas as pessoas de uma mesma geração são iguais e possuem a mesma conduta. Não podemos negar, no entanto, que há uma tendência comportamental e isso acontece por conta do cenário político e social de cada geração.

Por isso é importante que o RH se atente a determinados costumes para se adaptar e poder agir de acordo com essas “modas”. Um exemplo disso são algumas empresas divulgando processos seletivos de estágio através de vídeos do TikTok.

Benefícios Flexíveis

A oferta de benefícios flexíveis além de ser um diferencial competitivo na atração e retenção de talentos, alinha-se ao bem-estar e a satisfação do colaborador, pois ele terá acesso aos benefícios que realmente fazem sentido e se aplicam à sua realidade.